Em 2012 tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente o grande mestre e Shamã Wilbert Alix.

Nesse dia passámos uma tarde à conversa com ele enquanto lanchávamos juntos. Esta conversa decorreu num espaço onde o Wilbert Alix e a Sónia Anjos estavam a facilitar cada um o seu evento.

Esta foi uma conversa profunda, sobre a evolução da alma.

Durante essa conversa, tivemos a oportunidade de gravar uma parte em jeito de entrevista e em 2020 decidimos partilhar este momento tão especial no Podcast Liberdade a Dois.

Se ainda não ouviste, ouve aqui:

Wilbert Alix, que já não se encontra entre nós, foi um mestre e professor, nascido em Nova Orleans e foi um grande apaixonado por Portugal.

O seu trabalho assentou com grande profundidade intelectual, numa visão das relações entre a cura Xamânica tradicional, a psicologia progressiva e a ciência moderna.

Wilbert Alix, ganhou reconhecimento internacional como curandeiro contemporâneo, professor de psicologia progressiva e neo-xamanismo.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Wilbert Alix criou  inúmeras abordagens sociais, médicas, de saúde mental e de terapia alternativa para cultivar o bem-estar físico e emocional.

Em + de 40 anos a trabalhar com educação experimental, sobretudo através do Xamanismo, Wilbert Alix, facilitou o Transe Dance como uma ferramenta viável para a cura espiritual … E apresentou milhares de pessoas ao mundo da cura xamânica por meio do movimento.

Wilbert Alix estabeleceu programas contínuos de Trance Dance em cerca de 40 países ao redor do mundo, incluindo Portugal. Explorando continuamente a aplicação do Trance Dance e outras técnicas Xamânicas contemporâneas como ferramentas terapêuticas e de cura.

Era figura habitual em diversas conferências profissionais e ensinava frequentemente tanto a indivíduos como em corporações sobre ciência mente/corpo.

Conduziu treinos e retiros anuais ao redor do mundo e dividia a sua vida entre o Austin – Texas e uma quinta a norte de Lisboa. Foi nesta quinta em que nos encontrámos, quando eu, Sónia, também lá estava a facilitar um retiro transformacional e de desenvolvimento pessoalmente.

Wilbert Alix foi um ser humano incrível, um profissional de excelência que viveu sempre uma vida repleta de aprendizagens e transmissão do conhecimento com muita liberdade. E por isso, uma verdadeira inspiração.

Wilbert Alix, deixou este plano, mas o seu legado é irrefutável. O seu trabalho sempre foi muito necessário e transformador. E Wilber Alix, sempre será muito apreciado por tantos, que como nós tiveram o previlégio de em algum momento cruzar a sua vida com a dele.

Este foi um episódio bem diferente e especial do Podcast Liberdade a Dois

Quisemos trazer esta conversa tão diferente ao último episódio da primeira temporada do Podcast Liberdade a Dois, por ser uma conversa tão especial para nós.

Apesar de tão diferente, achámos que fez todo o sentido trazer ao podcast esta conversa com uma das pessoas mais interessantes e livres que conhecemos. Justamente por Wilbert Alix ter sido para nós uma autentica inspiração e expressão de liberdade.

Em 2012, a Sónia Anjos, facilitou um retiro transformacional chamado O Mundo nas Tuas Mãos, onde ajudava as pessoas a se transformarem e tomarem de volta as rédeas das suas vidas.

Era um autêntico renascer das cinzas para os participantes, onde inclusive tinha uma prática chamada fénix que proporcionava justamente essa experiência de total renascimento.

Como surgiu a oportunidade de gravar esta conversa com o grande Wilbert Alix

Na preparação desse retiro tivemos a oportunidade de nos cruzarmos no mesmo espaço com o grande mestre Xamã Wilbert Alix, que também estava no local para facilitar uma experiência transformacional.

Quando nos encontrámos com o Wilbert Alix, ele desde logo nos convidadou para participar do seu evento vivencial, o Soul Hunting. Esta foi para nós uma experiência profunda e muito transformadora.

Como dois facilitadores de eventos diferentes no mesmo local, após terminadas as preparações para os eventos tanto da Sónia Anjos como do Wilbert Alix, tivemos a oportunidade de ficar o resto da tarde à conversa com o Wilbert Alix.

Foi assim que descobrimos a sua paixão por Portugal. O António Ferreira, apaixonado por história que é, aproveitou para encantar o Wilbert Alix com as suas histórias sobre a História de Portugal e as diferenças geográficas, culturais e gastronómicas do nosso país.

Passado algum tempo de conversa, esta direcionou-se naturalmente para o Desenvolvimento Pessoal e Espiritual e a meio da conversa entre a Sónia Anjos e o Wilbert Alix, o António Ferreira, teve a ideia de gravar.

Sónia Anjos e Wilbert Alix, Um Encontro de Almas

Da conversa entre Sónia Anjos e Wilbert Alix, surgiu então uma curta entrevista ao grande Wilbert Alix, que agora temos o prazer de partilhar, no Podcast Liberdade a Dois e neste artigo.

Com um currículo hoje com mais de 40 anos, especializado em áreas como o Xamanismo, Trance Dance, trabalhos ligados à evolução da alma, relacionamentos, sexualidade, treino de facilitadores, workshops, rituais, treinos e muito mais.

Este encontro foi uma experiência incrível para nós e para a Sónia Anjos foi um verdadeiro encontro de almas.

De formas completamente diferentes, cada um com suas ferramentas e experiência, tanto a Sónia Anjos como o Wilbert Alix se dedicaram a trabalhar a consciência e a evolução da alma.

A Sónia Anjos através de hipnologia, conexão  energética, conexão espiritual e do coaching; o Wilbert Alix através do Trance Dance, do ritmo, do Neo Xamanismo e da psicologia progressiva.

Ambos estão de acordo que as pessoas que estão ligadas a disciplinas alternativas ou holísticas, se focam muito na palavra cura e apelidam essas técnicas de terapias de cura e a si mesmos de terapeutas ou curadores. Mas…

O Trabalho de levar pessoas de volta à sua essência de alma

Dizer que Sónia Anjos ou Wilbert Alix trabalham com cura seria o mesmo que dizer que a pessoa está doente, está errada, tem algo estragado e na maioria das vezes não está.

A pessoa está simplesmente desconectada de si mesma, da sua alma, porque deu mais ouvidos ao mundo externo e ao que os outros dizem de si, do que a si mesma e ao que a sua alma quer.

Tanto o Wilbert Alix como a Sónia Anjos estão mais interessados na transformação espiritual através de técnicas que entreguem ao individuo ferramentas que estimulem a evolução da sua alma.

Isto porque quando o individuo se re-conecta com a sua alma, volta para si e volta a acreditar mais em si mesmo e isso em última análise traz-lhe cura, ou simplesmente bem-estar.

Então, a palavra cura aqui, é usada como o processo através do qual o individuo se reconecta consigo mesmo, com a sua essencia, com a sua alma.

Wilber Alix, trabalhava sobretudo com pessoas aparentemente saudáveis, ou que se consideram saudáveis, mas queriam aprender mais sobre si mesmas.

Sónia Anjos, faz exatamente o mesmo com ferramentas diferentes.

Por isso, ao encontrar-se com Wilber Alix, a Sónia disse que este encontro com o Wilbert foi mesmo um encontro de almas.

A Paixão de Wilbert Alix por Portugal

A primeira vez que o Wilbert Alix veio a Portugal foi há cerca de 18 anos, a convite dos organizadores do Boom Festival para falar sobre Xamanismo e introduzir o conceito do Trance Dance em Portugal.

Daí para a frente começou a voltar a Portugal duas vezes por ano para oferecer os seus programas.

Graças ao trabalho de Wilbert Alix, pessoas de vários países do mundo e sobretudo da Europa vinham de propósito ao nosso país para aprender com ele.

Wilbert Alix trouxe uma perspetiva diferente da espiritualidade a Portugal, uma perspetiva internacional.

Tanto porque trazia a sua experiência de viajar ao redor do mundo com o seu trabalho; como por causa do seu trabalho, pessoas vinham a Portugal, de propósito todos os “cantos do mundo”, para viver a experiência dos seus eventos.

Os seus eventos eram duplamente transformadores. Pois trabalhavam com o individuo a sua espiritualidade de forma diferente e ainda lhes proporcionava viver isso num meio multicultural que enriquecia a experiência ainda mais.

O trabalho diferenciado e diversificado de Wilber Alix

O trabalho do Wilbert Alix foi tão diversificado, que uma pessoa podia trabalhar com ele por 7 anos sem repetir nada

Wilbert Alix trabalhava com as pessoas assuntos relacionados com:

  • O coração e as emoções à volta do contexto dos relacionamentos
  • Comunicação para melhores relacionamentos em todas as áreas
  • Sexualidade
  • Xamanismo contemporâneo
  • Trance Dance
  • Resgate da Alma
  • Resultados – Objetivos são bons, resultados são melhores.
  • Sabedoria do corpo
  • Rituais
  • Auto expressão

Portugal ainda é muito ligado a tradições e Wilbert Alix foi pioneiro ao trazer uma nova perspetiva para a espiritualidade em Portugal.

Transformando discipulos em mestres

O seu objetivo de Wilbert Alix, era ensinar os seus alunos e discípulos portugueses até que se tornassem também eles professores.

Por essa razão, Wilbert Alix dava cursos para facilitadores de Trance Dance, Soul Hunting e Curso de Resultados.

Wilbert Alix, pretendia expandir aquilo que fazia tanto em largura como em profundidade. Para assim expandir o seu conhecimento e método em Portugal e no mundo.

O Mundo está a mudar muito rápido

O Wilbert Alix sabia que o mundo estava a mudar rápido e que essa mudança iria acelerar ainda mais.

Também sabia que apesar do mundo mudar muito rápido, as nossas crenças e limitações mudam muito devagar.

Para Wilbert Alix, esse é o grande desafio da humanidade. Estarmos prontos para acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas do mundo.

O seu trabalho estava assente numa forma progressiva de pensar. Para que em vez de olharmos para as mudanças extremamente rápidas do mundo com um olhar de medo ou mesmo pânico, as possamos encarar com a confiança de que podemos lidar com elas.

Aqueles que menos sofrem com as mudanças rápidas, são os que melhor estão preparados para elas.

A sua intensão é preparar as pessoas para lidar com essas fases mais difíceis e essas mudanças rápidas. E a nossa com o Podcast Liberdade a Dois, também.

Wilbert Alix foi um professor humilde que gostava de ensinar, mas que se cativava também pela aprendizagem que tinha com as suas experiências vivdas ao ensinar em vários países ao redor do mundo.

Ele acreditava que quando não conhecemos a cultura do outro, quando tivermos que viver perto dele vamos olha-lo com receio e ele a nós. Por isso, quanto mais conhecemos o outro e a sua cultura mais e melhores conexões podemos fazer.

Num mundo cada vez mais global, é cada vez mais inevitável que isto aconteça.

Por isso, Wilber Alix também acreditava que um dos grandes benefícios do seu trabalho era que quem participava dele podesse aprender muito diretamente com pessoas de vários “cantos do mundo”. Pois isso une-nos enquanto almas…

Afinal o seu trabalho foi sempre sobre a evolução da alma e a alma não tem nacionalidade, é universal.

Wilbert Alix e o Xamanismo

Wilbert trabalhava essencialmente com Xamanismo e ele descrevia Xamanismo como:

  • A habilidade de ver na escuridão.

Algo que ele levava à letra, fazendo todo o seu trabalho de xamanismo com as pessoas com os olhos tapados.

Wilbert Alix, trabalhava o Xamanismo na prática.

Segundo Wilbert Alix nós fomos ensinados que a informação vem primeiro, o espirito depois.

No Xamanismo primeiro vem a experiência e só depois vem o entendimento. É a experiência que lidera não a informação, ou seja, não aprendemos de forma teórica e sim prática.

Em todo o trabalho do Wilbert Alix primeiro vem a experiência e só depois o entendimento.

Quando aprendes a informação primeiro, não entendes porque necessitas aprender aquilo, para que serve, como aplicar na tua vida.

Quando a tua alma está a tentar evoluir entende muito melhor a experiência que vivenciar do que qualquer conhecimento empírico.

Por isso, todo o trabalho do Wilbert Alix era uma experiência educacional em que a faísca se dá quando experiência e pensamento acontecem exatamente no mesmo momento. Porque é nesse instante que a transformação acontece.

É um momento PING que traz o efeito transformação. Aprendemos através da experiência e não da informação, como nos ensinaram na escola.

Segundo o Wilbert Alix, a parte de ti que deve liderar é a parte que aprendeu pela experiência e é assim que a tua alma evolui.

Duas frases do Wilbert Alix que nos marcaram bastante, são:

“A liberdade é uma qualidade mais elevada que o amor. Porque o amor sem a liberdade é falso.”

E

“O mais perto que cheguei de prever com precisão meu futuro foi na realidade criá-lo.”

Esta foi uma entrevista gravada num terraço enquanto petiscávamos. Por isso, poderás ouvir vários sons exteriores que acontecem pelo meio.

Em vez de te distraíres com esse sons externos, queremos convidar-te a imaginar que estás connosco neste terraço a beber um chá e a petiscar uns pistácios, durante uma agradável tarde primaveril. 

Como a entrevista foi gravada em inglês, tudo o que te contámos aqui é um resumo de tudo o que foi falado durante esta conversa entre Sónia Anjos e Wilbert Alix.

Agora  clica no link do podcast para ouvir a gravação original em inglês com a Sónia Anjos e o grande mestre Xaman, Wilbert Alix. Um empreendedor internacional de liberdade, altamente inspirador e que nos ajuda a evoluir a nossa alma.

Escuta este episódio tão especial do Podcast Liberdade a Dois para uma expanção e evolução de alma

Foi com este episódio incrível que terminámos a primeira temporada do Podcast Liberdade a Dois. Escuta-o com atenção, toma notas e começa a aplicar todas estas aprendizagens.

Por agora ficamos por aqui. Para ouvires o episódio na integra, clica no play no início deste artigo. Aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Em suma, em cada episódio, trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu comentário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui:

No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

E lembra-te…

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Share This