Neste vigésimo quarto episódio do Podcast Liberdade a Dois conversámos com o empreendedor e empresário de múltiplos negócios Tim Vieira, que nos falou das muitas oportunidades que a vida tem para nos entregar e o quanto é importante que nos posicionemos rumo ao seu encontro, porque por norma, elas não chegam sozinhas até nós.

Tim Vieira nasceu em Joanesburgo, na África do Sul.

Frequentou durante dois anos a licenciatura em Gestão/Administração de Empresas na Universidade de África do Sul (UNISA), que interrompeu em 1993 para criar o seu próprio negócio, uma cervejaria.

Concluiu, anos mais tarde, o curso de Gestão/Administração de Empresas, na Chicago Booth School of Business.

É empresário em Angola desde 2001, país onde possui, juntamente com o seu sócio Nuno Traguedo, um dos mais relevantes grupos de Media, a Special Edition Holding, que emprega mais de 500 colaboradores e detém algumas das principais agências de publicidade, eventos, ativações de marca e planeamento de meios (TBWA/Angola, Original Brands, Onmedia, etc.). Tem também empresas de media em Moçambique e no Gana.

Tim ficou conhecido do público português em 2015, depois de ter participado como investidor na primeira temporada do programa Shark Tank Portugal.

No final de 2018 passou a ser membro do Advisory Board da Nova School of Business & Economics e em janeiro de 2019, fui eleito Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Sul-Africana, CCILSA.

Na Europa é atualmente CEO da Bravegeneration e tem investimentos em Portugal nas áreas da Agricultura, Distribuição e Tecnologias de Informação, Recursos Humanos, Produção de Cinema, em Imobiliário e Turismo.

Tim Vieira confidenciou-nos que um dos segredos para encontrar boas oportunidades é ser o primeiro a chegar ao mercado e para isso é importante ‘acordar’ cedo.

Grande parte das pessoas que querem ser empreendedores acreditam que necessitam de criar um produto que resolva um problema ou colmate uma necessidade.

No entanto esquecem-se que é muito comum que o problema ou a necessidade seja apenas em conseguir comprar um produto que já exista.

Não é por acaso que o Maketing tem por base quatro Ps (Product, Price, Place, Promotion) e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, todos os quatro têm a mesma importância.

De que interessa teres um excelente produto se não consegues colocá-lo no mercado por um preço que o teu público alvo esteja disponível a pagar?

De que interessa teres um excelente produto se não consegues promove-lo de forma a que o teu público alvo saiba que ele existe?

De que interessa teres um excelente produto se não consegues fazê-lo chegar ao teu público alvo?

[Artigo Relacionado: Que Tipo de Empreendedor és Tu?]

O Tim Vieira apercebeu-se muito cedo da importância da Distribuição (Place) e que uma distribuição deficitária é só por si, uma excelente oportunidade de negócio. Confidenciou-nos que:

«…mais para a frente eu entrei no negócio da cerveja porque percebi que as pessoas queriam uma coisa diferente e não havia. Então entrei no negócio da produção, mas se já houvesse eu talvez só tivesse entrado no negócio da Distribuição…»

Será que é assim tão fundamental ter foco?

«Se queres ficar rico de dinheiro precisas de muito foco, mas se queres ser mais rico como pessoa, experimenta muitas coisas.» – Tim Vieira

O Tim contou-nos que tudo o que aprendia levava-o para o futuro.

Mais tarde confidenciou-nos que o que não aprendeu e que acredita que se tivesse aprendido teria ganho mais dinheiro, foi a ter mais foco.

O Tim Vieira acredita profundamente que se tivesse mais foco teria ganho mais dinheiro, mas provavelmente seria menos rico como pessoa.

Porque na realidade o que o Tim gosta é fazer coisas diferentes, estar com pessoas diferentes, pelo que acredita ter ganho muito com isso, pois se tivesse sido mais focado, apesar de ter mais dinheiro, não seria mais feliz.

A maneira como fez as coisas, incluindo até o que correu mal, tornou-o na pessoa que é agora e agora é uma pessoa feliz.

Tim Vieira considera-se alguém que gosta de mostrar o positivo que teve da vida, apesar de nem sempre tudo terem sido rosas.

Apesar de ter tido uma vida dura, o Tim gosta de passar às pessoas que ser positivo é melhor que ser negativo, ser otimista é melhor que ser pessimista, pois já viu muita gente que não é otimista e apesar de terem foco têm uma vida com muito dinheiro mas triste.

«Tenho quase a certeza que os negócios tinham corrido melhor se eu apostasse no foco, mas não era tão feliz. Mas ao mesmo tempo eu sempre consegui ligar-me a pessoas que tinham foco e assim conseguiam fazer o trabalho que eles precisavam de fazer para eu ter algum sucesso.»

Para Tim Vieira o segredo para quem tem dificuldade em manter o foco é encontrar alguém que o tenha, alguém que consiga manter os pés no chão e deixar o outro a flutuar, a tentar, a ver oportunidades e às vezes a motivar, porque são coisas diferentes.

Todas as pessoas são diferentes e existem muitas formas de conseguir os nossos objetivos, pelo que é importante ter em mente que não há um ingrediente perfeito para ter sucesso.

O segredo da receita está em saber misturar os ingredientes certos da forma certa, portanto no empreendedorismo o segredo está em saber misturar as pessoas certas na equipa para conseguir ter o sucesso pretendido.

Perguntamos ao Tim se ele pudesse dizer uma frase que soubesse que todas as pessoas do mundo iriam ouvir, que fase seria essa e porquê e a resposta foi a seguinte:

«Se calhar dizia a toda a gente do mundo para começar a ficar confortável por não conseguir gerir o futuro. » – Tim Vieira

«A gente nunca está confortável porque parece que estamos sempre a querer gerir e saber o que é o futuro.

Não sabemos!

Então é ficar confortável que não sabemos o que é o o futuro.

That’s it!»

E assim acaba está fantástica entrevista com um empreendedor épico, um verdadeiro tubarão.

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]

Acompanha o Tim Vieira em:

Site: [Link ]

Linkedin: [Link ]

Facebook: [ Link ]

Instagram: [ Link ]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade  

Share This