Neste décimo sexto episódio do Podcast Liberdade a Dois conversámos com o Sérgio Ribeiro, CEO & Co-Fundador da Planetiers, que nos falou sobre o seu percurso, como se tornou empreendedor e sobre o poder da disciplina, do não desistir e da importância da vontade de deixar um legado na criação de um negócio com propósito.

O Sérgio Ribeiro conta-nos como a Planetiers superou o adiamento inevitável do seu evento, o Planetiers World Gadering, um dos maiores eventos mundiais de Empreendedorismo Sustentável com mais de:

  • 10.000 participantes
  • 100 palestrantes
  • 50 países representados
  • 200 empresas
  • 150 jornalistas
  • 100 investidores

Este grandioso evento deveria ter acontecido em Abril de 2020 no Altice Arena, mas devido à quarentena teve de ser cancelado apenas alguns dias antes da data e com milhares de visitantes e participantes com viagens marcadas e com tudo pronto para virem ao evento.

Como se supera isto?

Tens mesmo de ouvir o episódio para saber? 😉

Mas afinal o que é a Planetiers?

Tudo começou ainda quando o Sérgio estava a estudar na faculdade e ao chegar a casa deparou-se com os seus três irmãos mais novos a jogar cada um no seu aparelho e com todas as luzes da casa ligadas.

Este acontecimento fê-lo compreender que as crianças apesar de saber que o que não devem fazer, na prática não o fazem.

O facto dos seus irmãos estarem demasiado focados a jogar para terem atenção aos desperdícios energéticos que estavam a provocar, fê-lo falar com o seu sócio Carlos Carvalho no sentido de criarem um jogo interactivo para que as crianças pudessem aprender de uma forma interactiva e divertida qual o efeito prático das suas acções do dia a dia.

Foram necessários quase de quatro anos para conseguir reunir recursos e aliados, mas finalmente no ano passado lançaram em parceria com a cidade de Guimarães o jogo cujo objectivo é ser utilizado em todas as escolas.

No entanto durante todo este processo o Sérgio Ribeiro percebeu que, tal como acontece com as crianças, também nos adultos existe um enorme fosso entre o que as pessoas acham que é correcto fazer a nível de escolhas ambientais e aquilo que elas na relaidade fazem no dia a dia.

O ponto comum que derivava neste fosso era o factor tempo, pois ainda é necessário que as pessoas invistam muito tempo a pesquisar como aceder, comprar e usar de uma forma prática soluções ambientalmente sustentáveis.

Tendo em consideração que vivemos numa altura em que o tempo é o nosso maior activo, tudo o que nós consuma tempo tende a ficar para trás.

Então a ideia foi criar plataforma onde as pessoas conseguissem comprar produtos de origem sustentável.

Neste momento o Planetiers Marketplace já conta com mais de mil produtos portugueses de cariz sustentável.

Nesse processo o Planetiers Marketplace tornou-se mais que um mercado online sustentável, tornou-se num ponto de encontro de pessoas que por mais exigentes que sejam, todos conseguem encontrar uma forma de tornar as suas rotinas mais eco-friendly.

Então de um mercado online sustentável, passou a ser um ponto de encontro de Planetiers e como quando falamos em termos de sustentabilidade não há fronteiras, pois o que poluímos aqui está a ir para o outro lado do mundo e vice versa, sentiram a necessidade de criar um evento mundial.

Foi dessa necessidade que nasceu o Planetiers World Gadering, onde mais do que apontar o que se está a fazer de errado, o real propósito é discutir, encontrar, apresentar e promover soluções que ajudem a resolver os desafios ambientais actuais e futuros.

O Sérgio Ribeiro falou-nos dos seus três Pilares Emocionais para Empreender:

  • Exercício
  • Introspecção para estabelecer valores
  • As pessoas que te rodeias, o que lemos e ouvimos e o conteúdo que absorvemos

Neste episódio aprendemos a criar mecanismos giros e criativos que nos faça fazer aquilo a que nos propomos, encontrarmos algo que nos dê disciplina, criar momentos de introspecção e ultrapassar os nossos limites para descobrir e ultrapassar as nossas maiores fraquezas.

Percebemos que nos é benéfico relativizarmos tudo e continuarmos em frente, porque é possível ultrapassar os nossos limites

«Eu sabia que para ter o que estava lá à frente era preciso aprender a controlar as minhas emoções ou ansiedades, mas também precisava de poder dominar estes sentimentos negativos para poder chegar lá.

Eu precisava de manter essa roda a rolar.

Preciso chegar ao objectivo, mas esse próprio objectivo tem de ser o prémio de aguentar essas angústias.

O que é que aconteceu?

Eu acho que ganhei muita gestão emocional, pois o Sérgio Ribeiro de hoje é muito diferente do Sérgio Ribeiro que andava a tirar o curso no Instituto Superior Técnico e neste momento sei claramente que muitas das coisas que nós queremos fazer na nossa vida não estão à vista.

Sei que no percurso vamos ter muitos desafios que nos vão dificultar, que nos vão querer fazer desistir, que nos vão fazer dizer “não é isto que queres”, mesmo estando no caminho que nós sabermos que está ali, mas no percurso vão haver muitos momentos em que te vai dizer “não é isto que tu queres”.

Mas o prémio, sendo que o prémio depende de cada um, mas no meu caso específico sempre foi a questão da Liberdade, que aliás é um dos temas centrais desta conversa e do vosso Podcast.

Muitas vezes a Liberdade é confundida com fazer o que se quer, ou só fazer o que se gosta.

Isso não é Liberdade isso é uma ilusão.

Liberdade é a pessoa poder pensar o que quer, dizer o que quer mas sabendo que está numa comunidade e fazer o que se quer se não tocar a liberdade do outro.» 

O Sérgio Ribeiro e a Planetiers organizaram o Evento Internacional Planetiers World Gadering – Sob os temas: Ambiental, Social e Económico.

Para o Sérgio, a palavra-chave para organizar um evento internacional de grandes dimensões é «PARCERIAS» e deixou-nos a sua inspiração para ser um empreendedor de sucesso:

  • Programa Shark Thank – Ajudou-o a aprender a parte técnica e os bastidores de ser um empreendedor

Segundo o Sérgio Ribeiro as 3 coisas que não podem faltar para ter sucesso nos nossos empreendimentos, são:

  • Disciplina
  • Tentar – para nunca se arrepender de não ter tentado
  • Deixar um bom legado

A importância e a dificuldade de criar e manter uma Grande Visão.

Fala-se muito na importância de criar e manter uma Grande Visão, pois é ela que nos norteia e nos mantêm no caminho, sobretudo nos momentos mais confusos e difíceis, ou quando nos aparecem oportunidades que no curto espaço de tempo apresentam-se muito mais atraentes e interessantes.

Mas pouco se fala da dificuldade que é criar e manter essa Grande Visão, pois em primeiro lugar existe uma limitação biológica. Afinal de contas nós não vemos aquilo que não vemos, pelo que é muito difícil biologicamente mantermo-nos durante um longo espaço de tempo a ‘ver’ aquilo que não se vê.

Se analisarmos isto do ponto de vista meramente biológico concluímos que é bastante difícil acreditar que devemos continuar a caminhar sem ter o destino à vista, apenas com a crença que no final do percurso irá estar um local mais seguro, mais ameno, com melhores recursos, etc., pois temos sede agora, temos fome agora, temos medo agora.

Nesse sentido, mesmo num estado mais selvagem, temos tendência a aceitar e resignarmo-nos e até subsjugarmo-nos a um mau conhecido e presente do que continuar na incerteza de um possível mas incerto bom futuro.

Quando passamos esta dinâmica para a Terra dos Sonhos, mesmo que que façamos o exercício de passar dos sonhos para objectivos, traçar um plano, reunir recursos e aliados e lançarmo-nos à aventura, iremos precorrer um trajecto apenas suportados por uma imaginação versus desafios a acontecer agora, pessoas a não acreditar em nós agora, falta de dinheiro agora, frustrações agora, medos agora e a única coisa que temos é o nosso sonho fruto da nossa imaginação.

Para o Sérgio Ribeiro, o recurso que mais temos de treinar a aceder é a coragem, pois durante todo o processo será necessária muita coragem para assumir medos, angústias e ansiedades e fazer inúmeras coisas e suportar uma série de desafios sem ver o fim à vista.

A importância da auto-responsabilidade.

«Vêm ter comigo pessoas que me dizem que se eu não estou a fazer algo que me alegra ou que preenche o meu propósito é por causa do Estado, é por causa do governo, é por causa das empresas, é por causa de serem todos uns chulos, é por causa de tudo e mais alguma coisa.

Até pode ser!

Até podem acontecer coisas destas que é por causa desta malta, mas isso são coisas que não controlamos.

A diferença entre nós mudarmos a nossa vida ou não é como abordamos logo o problema.

Se abordamos logo assim estamos no mau caminho, estamos muito longe de tomar controlo sobre aquilo que podemos controlar, logo de encontrar o propósito ou o que quisermos fazer da nossa vida.

Ou a pessoa acha que a culpa é do que se passa à nossa volta, ou então fazemos o primeiro exercício logo de ver o que é que podíamos ter feito de diferente, ou o que é que fizemos que nos levou por onde não queríamos.

Por acaso até podem acontecer coisas que estão fora do nosso controlo, mas isso tem de ser já depois de uma análise daquilo que nós fizemos.»

Este é um episódio repleto de inspiração e dicas preciosas para empreendedores que querem prosperar nos seus negócios mesmo em momentos de grandes desafios e adversidades, por isso fica connosco e inspira-te!

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo esta entrevista que fizemos ao Sérgio Ribeiro.

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma pois isso é muito importante para nós.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vai fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]

Acompanha o Trabalho do Sérgio Ribeiro e da Planetiers:

Site Principal: [Link ]

Redes Planetiers Marketplace:

– Site: [ Link ]

– Facebook – [ Link ]

– Instagram – [ Link ]

– Twitter – [ Link ]

– Linkedin – [ Link ]

Redes Planetiers World Gathering:

– Site: [ Link ]

– Facebook – [ Link ]

– Instagram – [ Link ]

– Twitter – [ Link ]

– Linkedin – [ Link ]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade  

Share This