Neste vigésimo episódio do Podcast Liberdade a Dois conversámos com a conceituada estilista Roselyn Silva para perceber se o empreendedorismo está na moda, ou que a moda pode ser um veículo para o empreendedorismo.

Talvez ambas as ideias estejam certas…

A História de vida da Roselyn é muito rica e repleta de tanta inspiração e vitórias, como de grandes desafios. É impressionante como a Roselyn Silva faz com que esses grandes desafios pareçam uma brincadeira de criança.

Roselyn é a menina que brincava de vestir os irmãos mais novos de igual.

A menina que fazia balé mas que um dia foi convidada para ir fazer uma prova de atletismo para ver se gostava e ganhou a prova.

A menina que gostou tanto de ganhar que trocou o balé pelo atletismo, virou atleta do Sporting Clube de Portugal e fez sempre tudo o que tinha de fazer para ganhar, mesmo que tivesse de correr descalça ou até mesmo depois de bater fortemente com a cabeça contra uma árvore.

A menina que virou atleta mas como gostava muito de desenhar e teria de arranjar um emprego ‘normal’ foi tirar um curso de desenho técnico e após arranjar emprego na área, decidiu voltar a estudar para se tornar engenheira civil.

A menina que brincava com roupas, virou atleta, que se tornou Engenheira mas que fazia suas próprias roupas porque o bichinho da moda nunca morreu.

A menina que virou atleta, que virou Engenheira mas que começou a vender umas roupitas estranhas porque usava uns tecidos de S. Tomé e Príncipe que ninguém usava, pois não fazia sentido usar esses tecidos em ‘roupas normais’ europeias.

A menina que virou atleta, que virou engenheira e que foi convidada para fazer um desfile em Londres porque alguém achou que essa roupa que aparentemente não fazia sentido, tinha uma identidade muito forte.

A menina que virou atleta, que virou engenheira, que virou estilista em part-time e que concorre ao programa de televisão Shark Tank ‘obrigada’ pelo irmão e que sem qualquer experiência em empreendedorismo, prepara a sua apresentação em 2 horas numa viagem de avião e ganha o apoio, não de um, mas de dois tubarões por anos.

A menina que virou atleta, que virou engenheira, que virou a estilista que faz umas saias e roupas tão originais que toda a gente quer usar, até mesmo na passadeira vermelha dos Globos de Ouro ou no dia do casamento como vestido de noiva.

A menina que mostrou a toda a gente e sobretudo a si própria que tudo é possível quando somos movidos por uma paixão por aquilo que fazemos.

Uma entrevista apaixonante que te convido ouvir com muita atenção para decalcares as estruturas que levam ao sucesso.

Sabendo sempre que o sucesso é conseguires aquilo que tu realmente queres.

A Roselyn é uma mulher muito apaixonada pelo que faz e essa paixão puxa-a para a frente e faz com que coisas muito difíceis pareçam mesmo fáceis. Ela é muito criativa, inspiradora e uma mulher de grandes causas.

A maioria das pessoas não sabe mas a Roselyn Silva já foi atleta do Sporting Clube de Portugal, tendo sido até Campeã Nacional e o António aproveitou para perguntar-lhe se faz sentido fazer o seguinte paralelismo:

O Atletismo, como qualquer modalidade de Alta Competição, tem por base o facto do atleta estar constantemente a treinar, dia após dia, ano após ano para uma prova, um evento.

Um atleta sabe que não vai treinar hoje e amanhã ou para o mês que vêm irá atingir o estrelato. Para ele é natural estar a treinar durante anos para conseguir atingir o seu objectivo.

Por outro lado, as ‘pessoas normais’ tendem a fazer algo e esperar uma compensação no fim do mês.

Será que a Roselyn transpôs o modo de estar no desporto para o meio empresarial e assim esteve tranquilamente dia após dia a dar o seu melhor, a trabalhar quase de graça, às vezes a perder dinheiro, a errar, a lidar com frustrações, a lidar com pessoas que não acreditavam nela nem no seu sonho e que lhe diziam não fazer sentido tanto trabalho para tão pouco lucro.

A Roselyn Silva respondeu com dois acontecimentos da sua vida absolutamente épicos.

Clica no play no início do artigo para ouví-los pois acreditamos que irão mexer muito contigo.

A Roselyn contou-nos que quando dizia às amigas “isto leva tempo…”, referindo-se ao negócio, quando as coisas ainda não estavam a funcionar como ela queria e os custos eram maiores que os proveitos, estava na verdade a falar com ela mesma, para que pudesse continuar a acreditar.

Esta mentalidade, manteve a Roselyn no negócio, quando poucos acreditavam que ela tinha feito a escolha certa ao deixar o seu emprego para se dedicar a 100% ao seu sonho de ser uma estilista reconhecida e bem-sucedida.

Quando trazemos pessoas de sucesso no que fazem ao podcast, um dos nossos grandes objetivos é que os nossos ouvintes possam captar a sua mentalidade e as suas estruturas de sucesso, para que, caso a história da pessoa os inspire, a possam modelar.

Ser empreendedor é bastante desafiante, é preciso uma estrutura e força mental e emocional bastante forte.

Por isso nós criámos este podcast. Porque queremos facilitar esta mentalidade forte e esta coragem aos empreendedores.

Já começaste a dizer aos outros que não acreditam no teu projecto, frases poderosas para te fazer continuar a acreditar mesmo nos momentos mais desafiantes?

O que fazes para fortalecer a tua estrutura mental?

Como trabalhar em casal com muita diversão e boa comunicação para construir uma óptima relação?

Na opinião da Roselyn Silva às vezes as pessoas fazem desta questão um bicho de sete cabeças

Parece que conversar é assim uma coisa muito complicada… “Ai que vamos ferir alguém…”

Se tu crias o hábito de conversar com o teu parceiro, torna-se normal as pessoas dizerem as coisas que têm para dizer.

Claro que somos todos sensíveis e temos de ter alguma atenção em alguns assuntos, mas claro que um casal que tenha essa naturalidade na conversa as coisas que devem ser ditas, dizem-se de forma natural.

A Roselyn deu-nos um exemplo pessoal de quando o seu marido foi ajudá-la no seu atelier nos primeiros dias correu bem, já na segunda semana ele entendeu que ela tinha de perceber que elas não podiam trazer o trabalho para casa e que ela não pode ter o mesmo comportamento em casa que tinha no atelier.

Há essa linha ténue que o casal deve ter muito cuidado.

Para a Roselyn Siilva tem de se saber ser o “casal normal” e o “casal a trabalhar” e nessa altura ela, sem se aperceber não tinha feito essa separação e ele disse-lhe logo.

Mas disse-o de uma forma tão natural que a Roselyn reflectiu e percebeu que ele tinha razão.

Quando falamos o que sentimos, de uma forma calma e tranquila tudo é normal e tudo tende a resolver-se.

Falamos também de como ajudar amigos que têm um enorme potencial e merecem muito mais, mas ainda não acreditam em si próprios

[Artigo Relacionado: Como Parar De Falhar Com Os Compromissos Contigo Mesmo]

E muito, muito mais…

São quase três horas de conteúdo vibrante, com muita estrutura de sucesso que nos mostram como o empreendedorismo é muito mais que uma moda, é sobretudo uma atitude.

Uma atitude que tu também podes desenvolver e com certeza este episódio pode ajudar-te nisso.

A Roselyn e nós divertimos-nos bastante a gravar este episódio. O resultado é uma conversa apaixonante e inspiradora que vale cada minuto.

Aproveita, inspira-te e diverte-te connosco!

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo esta entrevista que fizemos à Roselyn Silva.

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma onde costumas ouvir os episódios pois isso é muito importante para nós.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vai fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]

Acompanha o Trabalho da Roselyn Silva:

Site: [Link ]

Facebook: [ Link ]

Instagram: [ Link ]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade  

Share This