Será que existe produtividade feminina e produtividade masculina, ou produtividade é uma coisa só, estanque e igual para todas as pessoas?
Descobre aqui. Ouvindo este episódio do podcast Liberdade a Dois e neste artigo.
Existe sim um tipo de planeamento e produtividade mais feminino, que não só torna as mulheres mais produtivas, como também mais felizes.
Isto é excelente não só para o negócio, como para a relação de casal, como também para o bem-estar da mulher. Porque assim todos podem sentir essa energia e isso acaba por interferir com o bem-estar de todos numa casa.
Modelo de produtividade feminina ou matriarcal
Este é um método de produtividade que se adequa muito mais à essência feminina, porque este é um método de produtividade que permite à mulher expressar aquilo que ela verdadeiramente é, que é ser:
- Corajosa
- Convicta
- Persistente
- Perseverante (ela não desiste de nada)
- Merecedora
- Criativa
- Alegre
- Magnética e “Good Vibe”
- Decidida (sabe escolher o que é melhor para ela em cada momento e vai apesar do medo)
- Intuitiva
- Confiante
- Abundante
- Autentica
- Conectada à sua essência feminina
- Livre (aqui incluímos liberdade emocional, psicológica ou mental, liberdade geográfica, de tempo, financeira… Enfim, liberdade a todos os níveis.
É muito difícil para uma mulher que ela se sinta verdadeiramente livre organizando-se por um sistema de produtividade patriarcal. Por isso é tão importante um modelo de produtividade feminina.
Isto acontece porque este é um sistema extremamente masculino, e a energia masculina e abafa completamente a energia feminina.
A Essência feminina
Ao final de um tempo afastada da sua essência feminina, a mulher geralmente acaba por sofrer, muitas adoecem mesmo, tanto emocionalmente, como psicologicamente e até fisicamente.
O mundo do trabalho e dos negócios sempre foi muito masculino e ao longo do tempo, as mulheres sentiram necessidade de se masculinizar para conseguirem ser aceites e ter algum sucesso nesse mundo.
Só que esse não é o seu estado natural de ser e manter isso por demasiado tempo pode adoecer-nos e limitar consideravelmente a nossa capacidade de ser bem sucedidas no que fazemos.
Por isso acredito que é mesmo muito importante que as mulheres comecem a utilizar um método de organização e planeamento que as respeite como mulher.
Nós somos seres cíclicos.
Os homens também, eles não são totalmente lineares e por isso também se beneficiam muito de entender seus próprios ciclos para poderem organizar-se e produzir sempre em alta performance.
Mas para nós mulheres isso é mesmo determinante.
Não adianta de nada, nem beneficiamos ninguém por fingir que temos a capacidade de manter sempre o mesmo animo, disposição, humor e até mesmo capacidade de trabalho todos os dias de forma igual, porque isso não é verdade.
O nosso ciclo menstrual e as hormonas influenciam-nos bastante e nós mulheres, bem como todos à nossa volta. Só temos a beneficiar quando trabalhamos com respeito a esse ciclo. Aproveitando para tirar partido desse ciclo a nosso favor também no trabalho.
Produzir mais e melhor
Conhecer bem sobre como nos auto organizarmos para produzir mais e melhor através de conhecermos bem o nosso ciclo, também ajuda a termos mais auto conhecimento e consciência emocional.
O que nos dá acesso direto ao nosso poder pessoal feminino, que é potentíssimo. É tao potente que é capaz de criar vida, imagina o que mais pode criar… Tudo!
Então, as mulheres funcionam melhor numa forma de organização e produtividade feminina que é cíclica, que respeite a sua conexão emocional com o feminino, ou seja, que seja, uma produtividade matriarcal.
Diferença entre a produtividade comum e produtividade feminina ou matriarcal
Porque é que as mulheres não podem simplesmente continuar a usar os métodos já criados e estabelecidos no mercado que sempre funcionaram?
Porque esses sistemas funcionam bem para uma energia mais masculina.
As mulheres fazem funcionar mesmo que isso no fundo as prejudique porque as mulheres são peritas em dar um jeito de fazer tudo e qualquer coisa, mesmo que isso agrida a sua essência feminina natural.
Ao longo dos anos, este tem sido um mundo de homens, feito por homens para homens.
Mas este mundo tão masculino só existe porque alguma mulher os colocou no mundo, mulher essa que foi educada a ser submissa, a servir o homem, a ser capaz de fazer de tudo para os servir.
Além de ainda sentir culpa quando não consegue fazer tudo bem e dar conta de tudo.
Sendo que ninguém é obrigada a dar conta de tudo, e as mulheres não precisam de se sentir culpadas por isso.
Essa culpa de não conseguir dar conta de tudo ao mesmo tempo é uma muita coisa muito feminina. Os homens regra geral não sentem essa culpa, porque não foram educados assim.
A grande razão pela qual as mulheres beneficiam tanto em deixar de tentar vencer no trabalho e nos negócios através dos métodos de produtividade masculinos ou patriarcais, é porque estes métodos são a maior armadilha para o sucesso das mulheres.
Que armadilha é essa?…
Por exemplo, trabalhar de segunda a sexta das 9h às 19h ou das 8h às 18h.
Ou usar uma agenda com as horas do dia para marcar reuniões e uma e lista de tarefas para fazer ao longo do dia, bem como um trabalho sempre idêntico todos os dias.
Esse método não funciona bem para as mulheres, pois as mulheres são cíclicas. As mulheres são influênciadas pelo ciclo menstrual e também pela lua.
Mulheres não deveriam simplesmente limitar-se a uma organização de tempo e tarefas, porque isso não funciona tão bem para mulheres como para os homens.
A maioria das mulheres limitam-se a fingir que funciona e com isso, literalmente agridem-se todos os meses e todos os dias. E fazem isso de forma consciente ou inconscientemente e sem respeitar a sua natureza e essência feminina, que é tão poderosa.
Mulheres benificiam muito mais de um método de produção matriarcal, que respeite a sua ciclicidade e que as permita emergir o seu poder feminino.
Que método é esse e o que é afinal esse poder feminino?
É um método que permita à mulher viver mais a sua energia feminina.
Todos nós, homens e mulheres temos energia feminina e masculina, sendo que normalmente os homens têm mais energia masculina e as mulheres mais energia feminina.
Más quando uma mulher que tem mais energia feminina, abafa essa energia e se masculiniza para conseguir vingar no mundo do trabalho e dos negócios, ela literalmente está a apagar o seu maior poder. Que é o poder de obter os melhores resultados em todas as áreas da sua vida.
Essas energias, masculina e feminina, são aquilo a que os orientais chama de Yin e Yang. Yin é a energia feminina e yang a energia masculina.
Yin e Yang
Yang – A energia masculina, é uma energia de ação, de foco, é uma energia mental, de comunicação. É uma energia do Sol.
Os homens têm naturalmente uma energia mais solar ou yang.
Esta é uma energia muito apreciada no mundo do trabalho e negócios e é por isso que tantas mulheres se masculinizam e usam mais esta energia para trabalhar.
Isto porque a energia da lua, ou yin, não é muito bem vista no mundo dos negócios e do trabalho.
Yin – A Energia feminina, é a energia da sabedoria, da intuição, da introspeção e da criatividade. É uma energia da Lua.
As mulheres naturalmente têm uma energia mais Yin ou lunar, que geralmente não é muito usada no mundo do trabalho e dos negócios, porque os homens não estão tão à vontade com ela.
Eles gostam de se basear em estudos, em números, em pesquisas, em estratégias, em factos e em trabalho.
Não entendem que seja possível ou confiável seguir algo ou alguém que sabe porque simplesmente sabe. Alguém que tem a capacidade de criar coisas novas a partir de nada palpável, mas sim da intuição e da sua sabedoria interna.
O que acontece, é que quando as mulheres escolhem seguir os seus ciclos e aproveitá-los ao máximo para sua melhor produtividade, é mágico. Porque elas realmente têm uma sabedoria interior que é muito poderosa e que traz resultados muito bons.
Só que os homens nunca vão confiar nessa sabedoria enquanto as mulheres não derem o primeiro passo e confiarem nelas próprias e na sua intuição com coragem e determinação.
As mulheres também precisam da energia masculina para conseguir produzir, pois ela é a energia da ação.
O problema acontece quando usamos ambas as energias de forma desequilibrada.
Como saber se as energias estão equilibradas ou desequilibradas?
Quando uma mulher tem o Sol, ou a sua energia masculina em desequilíbrio, o que significa que possivelmente está a abusar dessa energia e a apagar a sua energia feminina também, ela:
- Está em constante modo de competição (que é uma característica mais natural dos homens ou da energia masculina. Compete com as outras mulheres e compete com os homens também)
- Tem altos níveis de ansiedade e stress
- É uma pessoa muito intolerante e tende a “explodir” com muita facilidade
- Julga os outros, sobretudo as outras mulheres e sobretudo as outras mulheres que não são tão competitivas. Ou seja, que não são tão masculinas como se elas. Olhando-as como se fossem menores ou menos importantes.
- Sofre constantes picos emocionais
- Está totalmente acelerada e desconectada, como se vivesse em piloto automático
- Está exausta
- Tem uma absoluta necessidade de controle. Quer dominar e controlar tudo
- Não sabe receber amor
Já uma mulher que tem a sua lua, ou energia feminina desequilibrada, ela apaga e esconde o seu poder pessoal sempre que se sente:
- Impotente
- Insegura
- Incapaz de realizar algo que considere importante ou grandioso
- Vacilante
- Esgotada, por escolher constantemente relacionamentos e tarefas que contrariam a sua ciclicidade e que a esgotam de cansaço
- Com medo de julgamentos. Medo de ser julgada pelos homens, melo mundo e por outras mulheres (nomeadamente as que têm o sol em desequilíbrio também).
- Quase como que se fossem inexistentes. Parece que há sempre tempo e momento para tudo menos para si mesma.
- Vitima, o que resulta geralmente do seu excesso de doação aos outros e de colocar tudo e todos na sua frente e de se deixar a si mesma sempre para ultimo ficando no esquecimento como se ela não fosse importante
- Com pena de si mesma, por aceitar tudo e que lhe fazem, dizem e impoem na vida, sem que alguma vez tome as rédeas da sua própria vida e decida o que quer realmente para si.
Como é que a mulher pode equilibrar a sua energia feminina e masculina?
Para se sentir bem, respeitar a sua natureza feminina e cíclica e obter mais resultados do que com uma produtividade e método de organização mais masculina, a primeira coisa que a mulher necessita fazer é:
- Parar de negar que é uma mulher e que é incrível, poderosa e sábia e começar a assumir que é tudo isso e muito mais, mas… Está em desequilíbrio.
Depois, para voltar ao seu equilíbrio natural, é importante também que:
- Tome consciência de que se tinha perdido de si mesma e da sua natureza, sabedoria e potência feminina e decida voltar a encontrar-se consigo mesma, abraçando-se como mulher.
- Se entenda como uma mulher que é ciclica, que não é sempre a mesma, que vive 4 estações a cada 28 dias e assuma de volta o seu poder sábio e criativo.
- Pare de olhar para fora e comece a olhar para dentro. Trabalhe o autoconhecimento, começando, por exemplo, por observar o funcionamento do seu ciclo menstrual. Quando começa, quando termina, quantos dias dura e o que sente em cada fase do ciclo.
- No caso de ser uma mulher que já não menstrua, ela também é cíclica. Então ela pode guiar-se pelos ciclos da lua e observar como se sente e como tende a agir de forma mais natural em cada um dos ciclos lunares.
- Pare de escutar tudo o que lhe dizem sobre o que ela é ou não é, o que deve ser, o que deve fazer. Para decidir ignorar todas essas vozes e passar a ouvir a sua própria voz e a sua própria vontade.
- Se comprometa com ela mesma acima de tudo e antes de qualquer coisa. Porque privar-se de viver a sua potência feminina, também é privar o mundo dos seus maiores dons e sabedoria interna. Sabedoria essa que todos temos a ganhar, quando uma mulher está pronta apara a colocar ao serviço do mundo.
Este é um episódio riquissímo e que pode efetivamente mudar a vida não apenas das mulheres, como de todos com quem elas se relacionam.
Escuta-o com atenção, toma notas e começa a aplicar todas estas aprendizagens.
Depois volta…
Para nos contares, comentando neste artigo, que diferenças este conhecimento operou na tua vida, no teu sucesso e no teu fluxo de dinheiro.
Por agora ficamos por aqui. Para ouvires o episódio na integra, clica no play no início deste artigo. Aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.
Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.
Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.
Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.
Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.
Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.
Podes ouvir todos os episódios aqui:
No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]
Ou em qualquer plataforma de podcast.
Segue-nos nas redes Sociais em:
Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]
António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Site: [ Link ]
E lembra-te…
Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!
Sónia & António
Comentários recentes