Demonstrámos cientificamente como a pratica da GRATIDÃO pode beneficiar a tua vida, o teu negócio e até a tua liberdade.

É uma prática tão simples quanto poderosa, que pode levar-te a obter resultados extraordinários em várias áreas da tua vida e negócio.

Quantas vezes já sentiste que…

  • As coisas não são como deveriam ser?
  • Não és bem sucedida o suficiente?
  • As tuas relações não são suficientemente satisfatórias?
  • Conseguir aquilo que desejas é muito difícil?

É como uma insatisfação crónica que te faz olhar para dentro com frustração e ver os outros através da inveja quando olhas para fora.

A sociedade, os média, as redes sociais, sempre com tanta gente a expor um estilo de vida que nem sempre é verdadeiro, mas que para quem vê é a realidade…

Faz-nos sentir esta insatisfação e acreditar que qualquer coisa menos que ter constantes experiências diferentes e ousadas, ter uma carreira de sonho, um corpo atrativo, encontrar o amor da vida, ter muitos amigos, muito dinheiro e ser muito feliz… É um falhanço.

Além de tudo isto, hoje em dia há tantas formas de trabalhar em nós próprios e de nos autodesenvolvermos que é muito comum, sentirmos que não estamos a fazer o suficiente. Sentir que precisamos sempre de continuar a fazer mais e mais e dar mais e melhor de nós.

Assim acabamos por ser demasiado exigentes com nós mesmos.

Quando um fenómeno se torna tão interessante que a própria ciência começa a estuda-lo

O fenómeno da prática da Gratidão, tem vindo a intensificar-se tanto que houve até uma necessidade da própria ciência o começar a estudar.

Porque é que umas pessoas parecem tão facilmente felizes e de bem com a vida e outras aparentemente em circunstâncias idênticas não têm essa mesma facilidade e até se sentem cada vez mais tristes, frustradas e até falhadas?

Esta é uma questão que tem levantado o interesse da Psicologia nas últimas décadas. Por isso, surgiram vários estudos da psicologia positiva para compreender o que faz a vida valer a pena ser vivida.

Ao mesmo tempo que a psicologia comportamental se desenvolveu no estudo de como modificar sentimentos negativos.

Cientistas destas áreas da psicologia, têm vindo a estudar porque algumas pessoas são mais felizes e satisfeitas que outras. Para tentar descobrir se existem maneiras de todos aplicarmos o que essas pessoas felizes e satisfeitas fazem e podermos assim obter resultados semelhantes.

O que será que leva essas pessoas a ser mais felizes? Como elas se comportam, como fazem amigos, como é que elas lidam com dificuldades e obstáculos e como se mantêm satisfeitas?

O Poder da Prática da Gratidão

Talvez isto possa parecer uma conversa um bocado Mambo Jambo, mas o facto é que a ciência tem feito vários estudos que demonstram de forma muito simples a importância da prática da Gratidão.

Gratidão pode ter diferentes significados para diferentes pessoas em diferentes contextos.

Gratidão pode ser:

  • Um traço de carácter,
  • Uma virtude,
  • Um sentimento,
  • Um comportamento

A Prática da Gratidão para te sentires Grato por…

  • Alguém que fez algo por ti.
  • Circunstâncias simples, como o tempo, porque faz sol, ou porque está fresco, etc.
  • Coisas simples como a natureza.
  • A vida em si.

A Gratidão está integrada na nossa biologia, faz parte de nós e conecta-nos uns aos outros.

Uma das formas que mais ativamos a gratidão é através da reciprocidade.

Enquanto animais que somos temos uma espécie de interruptor biológico que se ativa para que partilhemos coisas entre nós para beneficio mutuo. Isto não acontece só com os Homens, acontece em quase todo o reino animal.

Assim, quando o cérebro reconhece que alguém fez algo bom por nós, reage naturalmente com gratidão.

Estudo sobre a Gratidão

Um estudo de 2018 da John Templeton Foundation, escrito pelo PHD Summer Allen, mostra que a Gratidão está muito enraizada em nós e na história evolutiva do nosso cérebro, ADN e desenvolvimento infantil.

Diversas espécies animais como como peixes, pássaros, morcegos e sobretudo primatas envolvem-se muitas vezes em atividades de “altruísmo recíproco”. Estes são comportamentos que executam para ajudar outro membro de sua espécie, mesmo que isso tenha um custo para eles próprios.

Os cientistas presumem que isto acontece porque reconhecem em algum nível instintivo que o outro pode retribuir o favor em uma data posterior.

Muitos veem esse desejo de retribuir generosidade como uma expressão ou prática da gratidão. Por isso sugerem que a gratidão pode ter evoluído como um mecanismo para impulsionar esse altruísmo recíproco. Transformando assim estranhos em amigos e aliados que são mais propensos a ajudar uns aos outros.

Os cientistas também descobriram que até mesmo crianças muito pequenas já têm esse conceito de gratidão intrínseco. Essa gratidão intrínseca vai-se depois desenvolvendo à medida que elas crescem.

Se este tema da ciência da gratidão te interessa, podes aprofundar mais sobre isto aqui e aqui.

A Vantagem da Graditão

A prática da gratidão ao longo dos tempos mostrou-se uma vantagem até para a própria sobrevivência, porque se construíam relações mais duradouras que geravam reciprocidade.

Por exemplo, se alguém tem fome e outro lhe mostra onde encontrar comida, isso gera um sentimento de gratidão que faz querer ajudar essa pessoa no futuro também.

Isto aproximou os nossos ancestrais e construiu boas conexões e amizades.

A gratidão originalmente começou por um mecanismo de compensação biológico, que depois modificou o comportamento de competição para cooperação nos humanos. Este comportamento ajudou os humanos a dominar a vida na terra.

Mas a gratidão não é apenas um impulso para jogar limpo e justo ou para fazer o bem ao outro apenas par receber favores do outro no futuro.

Como a gratidão estimula partes do nosso cérebro

A ciência também demonstrou que a prática da gratidão estimula partes do nosso cérebro para que desenvolva sentimentos de recompensa. Criando laços sociais que nos ajudam a interpretar as intenções dos outros e que também nos ajuda a guardar memórias positivas.

A Gratidão também nos ajuda a evitar a comparação com outros e assim, evitamos também sentimentos de inveja, cinismo, narcisismo e materialismo.

Pessoas mais gratas, tendem a ser também:

  • Mais felizes e satisfeitas,
  • Têm mais facilidade em fazer amigos e manter bons relacionamentos,
  • Dormem melhor,
  • Tendem a sofrer menos de adições, depressão e evitam mais facilmente situações de burnout,
  • Lidam melhor com situações traumáticas.

Ou seja, pessoas que exercem a prática da gratidão lidam melhor com os desafios das sociedades modernas.

Vida a correr versus vida a fluir e com gratidão

Nota-se muito naquelas pessoas que estão sempre a correr para o próximo objetivo a dificuldade em se manterem felizes e com melhores relacionamentos. Elas também apresentam regularmente dificuldades em viver uma vida mais leve e satisfeita.

Estas pessoas fartam-se de trabalhar para atingir alguma coisa e quando finalmente conseguem, acabam por se sentir vazias. Logo depois começam a corrida para o próximo objetivo e logo depois o próximo.

Isto acontece sobretudo porque elas tentam encontrar satisfação no objetivo atingido, muito mais do que encontrar essa satisfação dentro de si mesmas, no seu percurso ou processo pessoal e independente de qualquer objetivo.

Enquanto que as pessoas que exercem a prática da gratidão regularmente, tendem a sentir-se naturalmente mais gratas, bem como a encontrar mais alegria e leveza no caminho para o objetivo. Quando finalmente alcançam o obejtivo, elas aproveitam, celebram e geralmente sentem-se gratas e felizes.

Pessoas que querem sempre mais e mais, acabam mais facilmente por se sentir falhadas. Com isso sentem-se mal consigo próprias. Enquanto pessoas que se sentem gratas, acabam por tomar mais iniciativas e sentem-se mais satisfeitas consigo mesmas.

A gratidão cria um loop de retorno positivo

Porque quando tu estás mais positivo isso acaba por atrair mais pessoas que se sentem bem por estar contigo. Também cria melhores experiências sociais e de relacionamentos que geram ainda mais sentimentos positivos. Então é um fluxo continuo de gratidão e positividade que te traz uma satisfação também continua.

Ser assim grato e positivo não significa que estamos isentos de passar por circunstâncias mais difíceis na vida. Significa sim, que estamos mais preparados para retornar ainda mais fortes, confiantes e satisfeitos depois de cada crise ou desafio superado.

Clica no link deste episódio do Podcast liberdade a Dois, no inicio deste artigo, para ouvires a história de experiência de quase morte do António, como a superou e como passou a viver a vida de forma muito mais positiva e grata depois desta experiência.

Tu não precisas passar por uma experiência de quase morte para viver a vida com muito mais gratidão a partir deste momento. Tu podes começar a prática da gratidão imediatmante e começar a melhorar a tua vida agora mesmo.

A história do António, pode inspirar-te a que também tu possas criar uma vida em que as pequenas coisas que às vezes parecem insignificantes, se tornam verdadeiras fontes de alegria, inspiração e gratidão.

Ativa a gratidão na tua vida

Porque a Gratidão reforça a tua atenção nas coisas boas, no que é positivo na tua vida e consequentemente, sentes-te melhor e passas por experiências que te parecem mais positivas.

A parte melhor de ser praticar a gratidão, é que tu podes treinar o teu cérebro para ser mais grato.

O cérebro está naturalmente condicionado para sentir mais ou menos gratidão. Depende da tua genética, personalidade, ambiente em que vives e cultura.

Isto fez com que os cientistas quisessem entender se seria possível treinar o cérebro para ser mais grato além do que já está naturalmente condicionado a ser.

Eles então descobriram que ainda não é totalmente claro até que ponto a gratidão pode ser treinada, porque não existem pilulas mágicas para a felicidade. Pois a vida acontece e tende a complicar-se de vez em quando.

Enquanto alguns dias tu sentes que estás no controle da tua vida, noutros percebes que afinal não controlas nada. E está tudo bem!

Às vezes também parece que quanto mais buscas e corres atrás da felicidade, mais difícil é alcançá-la e acabas por sentir uma enorme pressão em cima de ti.

Para te ajudar nesta prática da gratidão, caso ainda não seja um processo natural para ti, recomendamos a leitura e audição no nosso episódio “O que é que isto tem de bom?”.

A gratidão não resolve todos os problemas, mas é uma peça importante no puzzle da vida

Os estudos mostram que uma das formas mais eficazes de treinar o cérebro para ser grato é ter um diário da gratidão.

Num experimento, foi solicitado aos participantes que escrevessem listas de gratidão por 14 dias descrevendo os momentos pelos quais foram gratos durante o dia.

Este experimento de prática da gratidão conseguiu aumentar o afeto, a felicidade e a satisfação com a vida, e conseguiu reduzir a desafeição e os sintomas de depressão.

Em vários estudos, os participantes relataram mais felicidade e uma maior satisfação geral com a vida depois de fazer esta prática da gratidão por algumas semanas.

A prática que te traz ainda mais motivos para estar grato

Estamos a falar de Journeling.

Eu Sónia, sou particularmente fã desta prática, tanto que tenho vindo a estudar sobre journeling e tenho desenvolvido a prática de escrever diários, não apenas de gratidão mas também, há muitos anos.

Gosto tanto que considero a melhor ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que já usei em mais de 20 anos de estudo nesta área.

Foi por isso que desenvolvi o meu próprio método e me dedico também a ensinar este método tão poderoso, totalmente dedicado às melhores práticas de Journeling. Aquelas que trazem melhores resultados.

Escuta o episódio acima, para aprenderes a começar já com o teu diário da gratidão, pois eu ensino-te a fazê-lo neste episódio de uma forma muito simples, acessível para qualquer pessoa começar já e facilmente.

Esta prática da gratidão é realmente muito simples.

Temos muitas vezes a tendência para pensar que para algo ser muito bom e ter excelentes resultados precisa ser muito complexo. Mas de facto não é assim. Às vezes são mesmo as coisas mais simples que trazem os melhores resultados.

Mais felicidade e satisfação

Estudos feitos nesta área demonstraram que para além dos participantes no experimento se mostrarem mais felizes e satisfeitos ao fim de algumas semanas desta prática da gratidão,. Também se puderam observar alterações até na atividade cerebral, apenas alguns meses após o estudo ter terminado.

Pelo que os cientistas consideram que a pratica da gratidão pode ser uma ótima forma de nos reprogramarmos.

Este estudo veio mostrar também, que as nossas emoções não são fixas e que a forma como experienciamos a realidade é uma representação do que acreditamos sobre ela.

Se alterares as tuas crenças centrais, podes mudar os teus pensamentos e sentimentos e com isso, automaticamente, podes mudar o teu comportamento. Isto é um principio da Programação Neurolinguística.

O Poder libertador da autoreflexão na Prática da Gratidão

Considero especialmente  fascinante como uma prática tão simples como a autorreflexão e escrever sobre a mesma pode mudar os caminhos neuronais no nosso cérebro e lutar contra a insatisfação.

Por mais difícil que a vida pareça às vezes, se olhares bem à tua volta acabas por conseguir perceber que afinal a vida é bem melhor do que pensavas, é tudo uma questão de foco.

Para onde tens direcionado a tua atenção?

Agora…

O que que tem a prática da gratidão a ver com Liberdade?

Como é que uma prática da gratidão consciente e consistente, te pode proporcionar mais liberdade?

Os estudos científicos nesta área sugerem que a gratidão está associada a inúmeros benefícios, incluindo melhor saúde física e psicológica, mais felicidade e satisfação com a vida.

Para além disto, os estudos também indicaram que não só a gratidão é uma virtude que pode ser desenvolvida, como pode ajudar a desenvolver outras virtudes como:

  • Resiliência,
  • Paciência,
  • Humildade,
  • Sabedoria

A prática da gratidão também foi considerada importante para formar e manter bons relacionamentos, para performar melhor no trabalho e obter mais e melhor satisfação no trabalho.

No fundo a prática da gratidão coloca-te no melhor de ti e deixa-te mais preparado para enfrentar situações mais dificeis, abrindo um leque de escolha maior e isso… É Liberdade!

Afinal quem será que tem uma vida mais livre?

1 – As pessoas que são mais felizes, de bem com a vida e que encontram em quase tudo motivos para agradecer, não importa o que aconteça?

2 – Ou as outras que em circunstâncias idênticas de vida não tem essa mesma facilidade e se sentem cada vez mais tristes, frustradas e até falhadas?

As pessoas que conseguem ver o lado bom das coisas porque estão geralmente mais aptas a ver e aproveitar as oportunidades quando elas surgem, sobretudo porque fazem a prática da gratidão.

Mesmo no meio do caos, se estiveres atento e grato, sempre conseguirás ver uma oportunidade.

Essa oportunidade pode ser exatamente o que te vai libertar do caos e ajudar a ultrapassar o desafio pelo qual estiveres a passar.

Por agora ficamos por aqui.

Convidamos-te a que fiques atento ao próximo artigo, pois será sobre um episódio do Podcast Liberdade a Dois que gravámos com uma das maiores autoridades portuguesas em Programação Neurolinguística em Portugal.

Estamos a falar de uma pessoa que foi por longo tempo assistente e mentora nas certificações de Trainers Training de Programação Neurolinguística do John Grinder (um dos co-pensadores da PNL).

Tem atuado como Trainer de PNL Clássico e Novo Código da PNL e é frequentemente convidada para orientar workshops de NLP New Code em vários países da Europa.

Não percas o artigo sobre esta entrevista de luxo.

Para ouvires este episódio sobre a prática da gratidão na integra, clica no play no início deste artigo. Aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Em suma, em cada episódio, trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu comentário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui:

No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

E lembra-te…

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Share This