Neste décimo quinto episódio do Podcast Liberdade a Dois decidi oferecer-te uma meditação guiada para ajudar a desbloquear medos, eliminar stress e ansiedade e encontrar a paz interior mesmo em momentos mais difíceis ou de incerteza.

Hoje em dia os benéficos da meditação já são muito conhecidos e até cientificamente comprovados, mas eu descobri o poder da meditação no século passado…

Meu Deus… Eu sou do século passado!

Pois é, estávamos em 1995 estava eu no meu segundo ano de faculdade a estudar psicologia e a trabalhar a tempo inteiro, sem carro e a viver a 50 km do trabalho e da faculdade, quando descobri a meditação.

Esta descoberta foi tão boa para mim que eu acordava às 4h da manhã para chegar ao Centro de Meditação Raja Yoga Brahma Kumaris às 7h, sair às 8h para chegar ao trabalho às 9h, sair às 18h ir a correr para a faculdade, sair da faculdade às 23h e chegar a casa à 1h da manhã e às vezes ainda ir estudar antes de dormir para voltar a acordar às 4h para ir meditar. 

Esta era a importância da meditação para mim desde o primeiro momento.

Cheguei ao meu 25º ano de meditação e pelo meio tornei-me Instrutora de Shwasthya Yôga, onde aprendi muito sobre Meditação e também me formei em outras técnicas de Estados Ampliados ou Alterados de Consciência, como a Hipnose Clínica, por exemplo, onde me especializei em Hipnologia Condicionativa e em Hipnose Avançada, depois a hipnose tornou-se o meu trabalho principal durante sete anos e que uso até hoje com alguns dos meus clientes de Coaching e até de Mentoria.

Meditar é completamente natural para o corpo. Uma prática regular de meditação pode ajudar o corpo a fazer uma espécie de autocura.

Quais os benefícios da meditação?

Pessoas que meditam regularmente relatam frequentemente que:

  • Melhoram a sua postura física
  • Melhoram a sua respiração
  • Aumentam a sua disposição e melhoram o humor
  • Diminuem dores corporais
  • Melhoram em doenças cronicas quando meditam e conjunto com o tratamento convencional
  • Aliviam muito o stress e ansiedade (dois factores que são muitas vezes responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças)
  • Aliviam dores de cabeça e enxaquecas
  • Aumentam os níveis de concentração
  • Melhoram resultados desportivos
  • Têm mais facilidade em manter o foco
  •  Têm mais facilidade em atingir objetivos
  • Aumenta a capacidade de argumentação
  • Aumenta a capacidade de tomar decisões rápidas

E muito mais…

A meditação ajuda a reduzir o envelhecimento cerebral, melhora a memória, aumenta a performance, ajuda a aumentar o foco e concentração o que ajuda também no aumento da produtividade, melhora a criatividade e traz bastante mais clareza.

Meditar regularmente coloca-te num estado maior de atenção plena ou mindfulness.

Atletas de Elite de várias modalidades e CEO’s de algumas das maiores empresas do mundo declaram que meditam regularmente e consideram a meditação um dos principais responsáveis pelos seus resultados e pelo seu sucesso.

Meditar acalma a mente muito ativa dos empreendedores e ajuda-os a manter uma atenção plena, organizando melhor as suas muitas ideias ideias e ajudando-os a manter o foco.

Uma pessoa que tenha facilidade em atingir estados de atenção plena ou mindfulness, tem uma maior predisposição para captar oportunidades e também para se manter mais produtivo.

Enfim, a meditação tem muitos benefícios comprovados e promove transformações em todos os aspectos da vida de quem a pratica.

Seja para melhorar o relacionamento com teus familiares, reduzir o stress e ansiedade que qualquer mudança ou pressão pode gerar, seja para te sentires mais paciente com os filhos ou com o teu animal de estimação, seja para te sentires mais centrado e positivo, seja para te concentrares melhor e focar em coisas que te tornam mais produtivo, ou seja por qualquer outro motivo, certamente esta prática vai ser-te bastante útil e benéfica. 

Por isso, agora prepara-te para meditar.

É importante que durante a prática estejas nm lugar calmo onde possas relaxar por uns momentos e fechar os olhos.

Não deves nunca ouvir esta meditação se estiveres a operar qualquer tipo de máquina ou a conduzir, pois ela pode levar-te a um estado de profundo relaxamento e até de sonolência que não é indicado para actividades que exijam a tua máxima atenção ou que estejas com a mente bem desperta.

Se estás pronto, senta-te num local confortável, bem recostado, de preferência com a cabeça apoiada e relaxada, os braços e pernas descruzados, mãos relaxadas sobre o colo, de preferência com as palmas voltadas para cima e pés confortavelmente pousados no chão (ou se for muito confortável para ti, na posição de lotus que é a típica posição de meditação com as pernas dobradas na frente do corpo. Mas só se já fores praticante de meditação e esta posição já for muito confortável para ti. Se não, apenas senta-te confortável com os pês apoiados no chão)

Se estiveres a fazer esta meditação pela manhã evita a posição de deitado, pois poderás adormecer durante a prática e não é esse objectivo.

Existem muitas pessoas que usam a meditação para dormir, portanto se quiseres meditar à noite, então podes ouvir esta meditação deitado na cama e assim farás esta meditação antes de dormir, o que te dará uma noite muito mais tranquila e revigorante.

Certifica-te que a temperatura ambiente está bem confortável. Lembrando que é normal a temperatura corporal descer um pouco durante este tipo de prática, pelo que, certifica-te que estarás confortável durante toda a prática e se for necessário cobre-te.

Pronto para começar?

Então vamos dar inicio à nossa prática de meditação para dissipar o medo e ansiedade e encontrar o teu centro de paz interior

Escolhe um momento mais calmo em que possas ficar só, fechar os olhos, relaxar e aproveita este momento de transformação.

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo esta meditação guiada que criei com muito carinho para ti.

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma pois isso é muito importante para nós. Obrigado.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vai fazer bem ler este artigo ou ouvir esta meditação, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade  

Música de fundo da meditação: [ Link ]

Share This