Neste vegésimo nono episódio da primeira temporada do Podcast Liberdade a Dois, falamos de gestão e fluxo de dinheiro. Continuamos a conversa sobre dinheiro que iniciámos no 27º episódio, porque este é um tema tão importante para qualquer pessoa e sobretudo para qualquer empreendedor.

No artigo sobre o 27º episódio, abordámos sobretudo o relacionamento com o dinheiro, crenças sobre dinheiro, bloqueios de dinheiro que possivelmente tens na tua vida e ainda nem te tinhas dado conta disso e começámos a falar sobre Gestão de dinheiro.

[Artigo Relacionado: Crenças Sobre Dinheiro – Será que te limitam?]

Além das crenças que nos limitam, aprofundamos o tema da gestão do dinheiro para um ótimo fluxo de dinheiro nos negócios e na vida.

No episódo do Podcast em que falámos sobre crenças relacionadas ao dinheiro dissémos que a primeira regra da gestão do dinheiro é agradecer.

Talvez até já tenhas lido alguns livros ou feito alguns cursos sobre gestão financeira e possas estar agora a pensar que nunca ouviste falar em gratidão em cursos de gestão financeira.

Talvez até possas achar esta abordagem um pouco estranha ou pensar que não tem nada a ver com gestão financeira.

É verdade que dificilmente ouvirás falar de gratidão em livros ou outros materiais sobre gestão financeira.

Bem como dificilmente aprenderás nesses livros sobre a forma como o teu próprio inconsciente te pode estar a impedir de criares a abundância financeira que desejas para a tua vida e com isso a bloquear também a tua aprendizagem sobre gestão fianaceira.

O nosso inconsciente tem a principal função de nos proteger e muitas vezes para nos proteger de nós mesmos impede-nos de criar coisas novas na nossa vida.

É ao tornar isto consciente e agradecendo todo o dinheiro que já entrou e ainda vai entrar na nossa vida, que damos o primeiro passo para desbloquear o fluxo do dinheiro em nossa vida.

Gastar menos e ganhar mais

Outro ponto importante da gestão financeira é para além de gastar menos do que se ganha, ganhar mais do que ganhas.

O gastar menos do que se ganha, parece básico e provavelmente algumas pessoas vão dizer para si, «Eu já sei disso.»

Talvez tu também sintas que já sabes disto, mas…

Se ainda tens meses que são maiores que o dinheiro que ganhas é porque ainda precisas de continuar a aprender, por isso…

Convidamos-te novamente a escutar com a mente aberta. Com a mente de uma criança que está a ouvir com a mesma atenção da primeira vez, aquela mesma história que lhe leem todas as noites há semanas ou meses.

Bem mais importante que gastar menos do que se ganha, é o ganhar mais do que se ganha.

Ganhar mais hoje do que ganhaste ontem e mais amanhã do que ganhaste hoje. Procurar novas e diferentes formas de aumentar o rendimento. Estar constantemente à procura de melhores soluções.

Se és um empreendedor, tens provavelmente na mão alguma forma de ganhar mais dinheiro, então, explora essa oportunidade.

As tabelas de gestão financeira

Outro ponto da gestão financeira é fazer uma tabela de todos os custos e todos os ganhos e anotar tudo detalhadamente.

É muito importante ter uma tabela para os custos familiares e pessoais e outra diferente para os custos e ganhos do negócio para um bom fluxo de dinheiro.

Mais uma coisa que parece básico, mas que nós temos visto ao longo de anos a trabalhar com empreendedores, que a maior parte nem sequer faz tabela nenhuma para o negócio.

E muito menos faz uma tabela de ganhos e gastos familiares ou sequer separa em tabelas diferentes o dinheiro do negócio do dinheiro familiar.

Se tu és um empreendedor e realmente queres continuar a ter um negócio, é realmente recomendável que faças as tuas tabelas de ganhos e gastos para que possas monitorizar o teu negócio.

Se tu és um freelancer, um prestador de serviços, então tu tens um negócio e se tens um negócio, ter uma Tabela de Ganhos e Custos para o negócio, totalmente independente da tua tabela de ganho e gastos pessoais ou familiares, é absolutamente imprescindível.

O grande erro que freelancers e novos empreendedores cometem

É muito importante que entendas que mesmo sendo um prestador de serviços (freelancer), tu precisas tratar a tua atividade como um negócio e é importante que não penses que todos os ganhos são o teu salário, porque não são.

Tu tens custos de negócio, tens impostos e uma série de despesas fixas e extraordinárias que um trabalhador por conta de outrem não tem. O teu trabalho não deve apenas sustentar-te, deve sustentar o teu negócio, porque tu és um empresário.

Para entenderes este conceito com mais profundidade ouve ou volta a ouvir o Episódio 21 – Aumentar o Negócio – Ser Empresário ou Empreendedor?

Tabela pessoal e/ou familiar

Também recomendamos que possas registar todos os gastos na tua tabela pessoal.

Por exemplo, nós temos uma tabela familiar onde registamos todos os gastos com a casa, como renda, água, luz, compras de supermercado, gastos com a saúde, etc., etc. e também registamos divertimento, viagens e comes & bebes que inclui desde um jantar fora, até um simples café.

Sim, nós registamos tudo!

Porque tu só podes gerir o teu dinheiro se souberes ao detalhe para onde ele está a ir. O que não é medido, não pode ser gerido. E o que é medido, tem mais possibilidades de crescer.

Então faz uma tabela mensal de custos e ganhos para o teu negócio e outra para a tua família, para puderes registar e medir tudo.

A poupança…

Outro ponto da gestão de dinheiro é a poupança.

Nós aprendemos com o filósofo e mentor de negócios Jim Rohn a regra dos 70/10/10/10. Usa 70% do que ganhas, investe 10%, poupa 10% e Doa 10%.

Melhor do que seguir esta regra que funciona bem à risca, é tu saberes em que momento do teu negócio e da tua vida estás e ser flexível, mas ter sempre estas 4 partes presentes.

Se ainda não podes colocar de parte 30% do que ganhas, durante um tempo podes fazer 97%, 1%, 1%, 1%, ou seja, gasta 97, poupa 1, investe 1 e doa 1.

E se estiveres no início do negócio

Pode ser que estejas numa fase do teu negócio, sobretudo se estiveres no inicio, que precisas de fazer um investimento maior. Então podes adaptar a regra e por exemplo, gastar 60%, investir 38%, poupar 1% e doar 1%.

Mas a parte de poupar e de doar são mesmo importantes, então seja qual for a tua situação atual, procura pelo menos separar 1% para doar e 1% para poupar e o que for necessário para investir de volta no teu negócio.

Nem que isso signifique apenas €1 ou mesmo poucos cêntimos por mês. Não importa. O que importa é o hábito que estás a criar. Manténs a estrutura e adaptas as parcelas à tua realidade atual.

O teu futuro em abundância e fluxo de dinheiro reage muito bem a esta estrutura:

Gastar – Investir – Poupar – Doar

Quando alocares as percentagens ideais a cada, para o teu momento atual.

Sónia Anjos

E não é por acaso que a maior parte dos livros sobre dinheiro e mentalidade de riqueza, falam disto. É porque é mesmo muito importante.

A parte que reservas para investir é aquela que fica alocada a coisas que te tragam capacidade de investir ainda mais, ou seja, pores o dinheiro a trabalhar para ti.

Estou a falar de coisas que aumentem os teus rendimentos e que sejam um ativo e não um passivo, porque isso é um custo, não é um investimento.

Por exemplo, há pessoas que dizem que vão investir num carro novo, ou numa casa melhor para a família, mas só se estão a enganar a elas próprias.

Um carro não é um ativo, é um passivo e uma casa para viver também não é um investimento, é um custo. Uma casa só é um ativo se não for para tu viveres nela, mas for para a rentabilizar com aluguer por exemplo.

Para entenderes mais sobre o que são ativos e passivos, sugerimos o livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kyiosaky.

Paga-te a ti primeiro

Outro aspeto importante é que possas alocar parte do dinheiro que tu ganhas a ti próprio.

Mesmo que seja uma pequena parcela, quando ainda não te puderes pagar muito, mas é importante que te pagues primeiro a ti, que tenhas algum dinheiro do teu trabalho para tu usufruíres em algo que gostes e te faça sentir bem e que não seja tudo para pagar contas e reinvestir no negócio.

Se és tu que geras o dinheiro, tu mereces pagar-te a ti primeiro.

Então, coloca na tua tabela de negócio um custo que é o teu pagamento a ti. Depois na tua tabela pessoal, coloca um custo que é, “pagar a mim” e esse é o primeiro custo que deve ser pago todos os meses.

Esse dinheiro tu usas como quiseres. Podes poupar para comprar aqueles sapatos ou aquele relógio que tu gostas, ou para fazer uma viagem, ou podes até doa-lo também.

Alta vibração energética aumenta o fluxo de dinheiro

Faz o que tu quiseres e te fizer sentir bem, porque isso vai elevar a tua energia e nessa vibração energética alta, estás mais preparado para ganhar ainda mais.

Este não é o dinheiro da família, é o dinheiro pessoal para tu fazeres o que quiseres com ele.

Com o dinheiro da família pagas as despesas mensais da tua casa, este é o dinheiro para tu gastares com a pessoa mais importante da tua vida, ou seja, tu!

Olha para todos estes aspetos da gestão financeira, que inclui, pagares-te a ti mesmo, investir, poupar e doar como uma lei.

Porque este é o principio que te vai levar à abundância, ao fluxo de dinheiro e até à riqueza.

E nunca dês nada como garantido, porque de uma hora para a outra as coisas podem mudar…

Uma crise pode surgir e tu podes precisar de rever as percentagens do que alocas a cada parte, mas deixes nunca de continuar a fazer-lo, nem que seja, 0,5%; mas mantém a regra como uma lei.

Queres viver em abundância e em fluxo de dinheiro?

Então assume esse compromisso contigo mesmo.

E se em algum momento as coisas mudarem e precisares rever tudo outra vez, recomendamos que antes de tomares qualquer decisão, em meio a uma crise, te prepares ouvindo ou voltando a ouvir e aplicar tudo o que passámos no episódio #25 – Como Superar a Crise.

Não poupes para uma… Eventualidade

Ou pior… Uma desgraça…

Algumas pessoas até já têm uma poupança, mesmo que não façam uma tirada mensal e apliquem isso como uma lei na sua vida, já têm alguma poupança.

Só que essa poupança na maioria das vezes serve para quê?

Geralmente, serve para sustentar aquela crença de que precisamos poupar para uma eventual desgraça.

O pior é que eventualmente mais tarde ou mais cedo a tal desgraça vem e lá se vai a poupança.

É por isto mesmo, que mesmo que seja de uma forma inconsciente, muitas pessoas não chegam a poupar nada para não perderem o dinheiro da poupança todo nas desgraças.

Outras poupam justamente para a desgraça e depois quando a desgraça vem, leva mesmo o dinheiro todo.

Só que o dinheiro é energia. E como energia, tem um magnetismo. Então é preciso dinheiro para magnetizar e atrair mais dinheiro.

É para isso que serve a poupança. A poupança é para a riqueza, para a abundância, para o fluxo de dinheiro. Mas nunca para a eventualidade ou para a desgraça.

Esta é uma mudança de perspectiva que energéticamente, faz muita diferença.

Tu podes ter também a poupança para comprar o sofá novo para a sala, para comprar a casa ou o carro novo, a poupança para ir de férias, etc, etc.

Mas não confundas isso com os 10% para a poupança que falámos há pouco (ou mesmo que seja 1% se ainda estiveres a começar e não tiveres como poupar mais).

A poupança para as coisas que tu queres, deve de sair do dinheiro que tu tiras para ti, dos 70% que tu te pagas.

Por exemplo, tu sabes que em Dezembro vai haver Natal e que queres dar um presente aos teus filhos e fazer uma festa com a família, mas também sabes que Dezembro costuma ser o teu pior mês de negócio para ti. Sobretudo se o que tu vendes não é nada que as pessoas costumam comprar muito no Natal…

Então dos 70% que te pagas a ti, tu decides poupar desde Janeiro X valor ou X% todos os meses para o Natal.

Poupança Intocável.

Há uma poupança para além de todas estas que é especial, que se chama poupança intocável.

Intocável, significa que aconteça o que acontecer, não lhe podes tocar nunca.

Esta é que é aquela para onde alocas todos os meses de 1 a 10% ou mesmo mais,  de tudo o que ganhas, dependendo do nível em que está o teu negócio.

E porque razão tu quererás ter um dinheiro parado que não serve para nada e não lhe podes tocar?

Porque esse é o teu dinheiro íman, que serve justamente para atrair mais dinheiro.

Então, se preferires em vez de poupança, podes chamar-lhe íman de dinheiro ou outro nome que for atrativo para ti e que te entusiasme a alimentar todos os meses esta “poupança” com mais dinheiro.

Porque desta forma treinas a tua mente para encontrar soluções para gerar cada vez mais dinheiro e já não precisas de poupar para as desgraças, porque tu sabes que assim terás sempre mais do que suficiente para todas as necessidades.

Assim crias uma mentalidade de abundância e fluxo de dinheiro na tua vida.

Outra coisa…

Se tu tens custos fixos e rendimentos variáveis e há meses em que podes poupar 10% e outos em que não podes, então ajusta, mas nos que não podes poupar 10%, poupa nem que seja 1%.

Princípio da Doação

O principio da doação, é doar sem esperar nada em troca.

Existe uma lei do retorno, que faz com que quando tu dás de forma altruísta sem esperar nada em troca, essa ação volta para ti multiplicada.

Lembra-te, o mais importante não é a quantidade, mas sim a ação.

Se apenas podes doar 50 cêntimos por mês, então junta num pote ou num envelope e no final do ano tens €6 para doar a alguém que precise ainda mais do que tu, ou para doar a uma instituição que desejes apoiar.

Momento de celebrar

Outra coisa importante é que celebres esta tua ação de investir, poupar e doar, todos os meses nem que seja com 1 % cada, com algo que seja divertido para ti.

Dos 70 ou mesmo 97% que tiras para ti, garante que deixas de parte todos os meses um montante, para te divertires e celebrares. Isto é muito importante!

Depende do que podes tirar, pode ser um fim-de-semana num resort com tudo incluído, pode ser um jantar romântico, pode ser uma ida ao cinema em família, ou mesmo ir comer um gelado, ou comprar um vinho para brindar em casa. Não importa o que é…

Nem tens de gastar muito nisto, pode mesmo ser simbólico mas usa algum do dinheiro que ganhaste para um momento especial e para gastar em algo que te divirta, faça feliz e represente este marco importante na tua vida.

Na gestão financeira, o dinheiro tem 4 funções:

Usar a maior parte (e que pode ir de 70% ou menos, até 97%) e reservar sempre outra parte com 1 a 10% por mês para cada uma destas áreas:

  • Investir,
  • Poupar (a tal poupança intocável que é um multiplicador e imãn de dinheiro)
  • Doar

Extra: não te esqueças de te pagar a ti primeiro e de reservar algum dinheiro para um momento especial de diversão e celebração desta tua conquista com a gestão e fluxo de dinheiro todos os meses.

Isto é verdadeiramente importante, porque é um ato de merecimento em que demostras a ti mesmo que mereces usufruir desse momento e desse dinheiro, nem que seja 10 minutos e €1.

Dá-te esse momento a ti mesmo porque esse ato de reconheceres que mereces esse momento de diversão, também transforma a tua energia. Pois, cria uma energia que atrai ainda mais dinheiro.

Lembra-te também de agradecer e celebrar todas as vezes que receberes dinheiro no teu negócio.

Aqui quando digo celebra, não precisa ser com dinheiro, pode ser um simples e alegre “UHUUUU!”, fazer uma dança, agradecer em voz alta e sentires que mereces receber esse dinheiro, bater palmas a ti mesmo…

Seja o que for, mas certifica-te que tens um gesto de celebração e agradecimento, sempre que recebes dinheiro.

Nutre a tua mente com pensamentos fortes e positivos

Nós quisemos trazer este assunto ao podcast porque temos observado pessoas incríveis com trabalhos extraordinários que parecem fazer tudo certo, mas depois não conseguem crescer os seus negócios.

É muito comum que as pessoas que não têm uma boa relação com o dinheiro ou que têm crenças e bloqueios relacionados com dinheiro, não consigam evoluir e ter o sucesso que desejam no seu negócio. Isto por mais competência para fazer um trabalho bem feito que tenham.

O dinheiro na tua vida acompanha a tua mentalidade

É por isso que é tão importante que trabalhes diariamente na tua mentalidade sobre dinheiro.

Ouve este episódio do podcast e também o episódio #27 sobre “Crenças sobre Dinehiro” regularmente. Lê livros que nutram a tua mentalidade com pensamentos e ideias fortes e positivas sobre dinheiro.

Aqui ficam sugestões de alguns dos nossos livros favoritos sobre este tema, que lemos regularmente e recomendamos que leias também, nem que seja por 10 minutos por dia.

(Clica abaixo sobre os nomes dos livros para ir direto a cada um deles):

Durante este #27 episódio sobre o Fluxo de Dinheiro ainda falámos de:

  • Como as tuas ideias e pensamentos sobre dinheiro te podem estar a limitar o fluxo de dinheiro no teu negócio e na tua vida
  • Como a tua ideia de merecimento condiciona o teu fluxo de dinheiro
  • A energia e importância da relação de dar e receber
  • Como a tua relação com o teu desejo sobre dinheiro pode estar a bloquear o fluxo de dinheiro para ti
  • Como as tuas perguntas influenciam o teu fluxo de dinheiro e como mudar as perguntas para aumentar o fluxo
  • A energia do dinheiro e como aumentar o fluxo dessa energia na tua vida
  • Como a tua capacidade de receber pode estar a limitar entradas e fluxo de dinheiro na tua vida

Por isso, escuta o episódio inteiro com atenção, toma notas e começa a aplicar as tuas aprendizagens.

Depois volta…

Para nos contares, comentando neste artigo, que diferenças este conhecimento operou na tua vida, no teu sucesso e no teu fluxo de dinheiro.

Por agora ficamos por aqui. Para ouvires o episódio na integra, clica no play no início deste artigo. Aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui:

No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Site: [ Link ]

E lembra-te…

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Share This