Descobre o teu IKIGAI e como escolher o teu negócio de liberdade para criares um negócio de excelência alinhado com as tuas paixões.

Hoje, trazemos dois conceitos que no fundo reúnem tudo o que temos passado no Podcast Liberdade a Dois até aqui:

Estes conceitos podem mesmo ajudar-te a criar ou desenvolver um negócio de liberdade, conectado e alinhado com as tuas paixões e com a tua razão de viver, para ires de bom a excelente, mesmo que…

Ainda não saibas muito bem qual será o melhor negócio para te gerar a tão desejada liberdade.

Acreditamos que este é um daqueles episódios que muda vidas e aklém disso, está recheado de surpresas. Se ainda não ouviste, podes escutá-lo aqui:

No episódio #37 do Podcast Liberdade a Dois e neste artigo, falámos sobre as 5 razões que te podem estar a impedir de viver da tua paixão e dissemos que a primeira delas é… Não saberes qual a tua paixão.

Mas, para criar um negócio de liberdade que seja um sucesso não basta apenas saberes qual a tua paixão.

Existem mais alguns fatores que podem ser determinantes para que efetivamente possas escolher e criar um negócio não apenas ligado à tua paixão, mas…

Construir um negócio de liberdade que também seja sustentável e lucrativo.

Entretanto, no episódio #38 do Podcast Liberdade a Dois e neste artigo, trouxemos a história de um grande empresário.

Bernardo Silva Carvalho, falou-nos de muitos fatores que foram determinantes para construir a sua história de excelência e sucesso.

Dos quais queremos agora destacar alguns valores que consideramos fundamentais para quem quer ter um negócio de liberdade com significado.

Vamos então entender como juntar tudo isto e um pouco mais para que possas criar um negócio de liberdade que te apaixone.

Um negócio que te dê a liberdade que desejas para viveres uma vida plena e feliz. Ao lado de quem amas, e enquanto fazes a diferença, crias impacto e deixas um legado.

Dois Conceitos Fundamentais Sobre Como Escolher o Teu Negócio de Liberdade

Para isso trouxemos-te dois conceitos fundamentais para te ajudar a criar um negócio que te dê liberdade, à volta da tua paixão, da tua razão de viver e do teu propósito e que ao mesmo tempo, te leve numa viagem de sucesso e excelência.

O primeiro conceito chama-se IKIGAI e o segundo é sobre como ir de bom a excelente.

O que é IKIGAI?

IKIGAI é uma palavra Japonesa que significa razão de viver. No fundo é o teu propósito, aquela motivação que te faz levantar da cama todos os dias e te faz sentir que tens uma vida com significado.

É o porquê de quereres ter o que desejas e entender os motivos. Aquilo que te traz uma motivação interna e duradoura.

Quem consegue encontrar essa razão de agir, encontra o seu IKIGAI.

Segundo o Neurocientista Ken Moji, o IKIGAi é a razão de viver e ajuda-te a entender porque tu queres o que queres.

O termo IKIGAI foi criado em ilhas japonesas onde a expetativa de vida é muito acima da média. Uma das razões para explicar a grande longevidade dos habitantes dessas ilhas é que eles conhecem aquilo que mais gostam de fazer e se dedicam a essa atividade por toda a vida.

Aqui, no Liberdade a Dois, temos essencialmente dois valores fundamentais:

A liberdade e a família.

Acreditamos no autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e no empreendedorismo para viver esses valores no nosso dia-a-dia.

Por isso, durante este episódio #39 do Podcast Liberdade a Dois, ajudamos-te a encontrar o teu IKIGAI e os 3 passos para criares um negócio sustentável que te dê liberdade para ti e para a tua família onde vais de bom a excelente, à volta dessa razão de viver, ou seja, do teu IKIGAI.

Escuta o episódio para descobrires o teu IKIGAI.

A Chave para o que iremos viver no futuro

Nós já falámos várias vezes aqui e no podcast sobre a importância da grande visão, mas quando estamos constantemente focados no futuro, naquilo que desejamos, no que pode vir lá na frente, tiramos completamente a atenção do momento presente que é a chave para o que iremos viver no futuro.

Quando deixamos de viver o agora, entramos no modo de sofrimento que vem do hábito de estar constantemente a tentar antecipar o futuro ou a recordar o passado, sem dar atenção ao momento presente.

Se estamos constantemente em busca de algo novo, a desejar outra coisa, sem nunca aproveitar o que temos agora, estamos a abrir a porta à principal causa de sofrimento.

Quando estamos em paz com o presente e a viver plenamente o agora, estamos em plenitude.

No fundo encontrar o IKIGAI é conhece a si mesmo e ganhar a habilidade de viver em paz com o presente.

O Poder do IKIGAI

IMAGINA que…

Encontras algo que realmente te apaixona e que é a tua grande motivação, o teu porquê, a tua grande motivação para te levantares da cama todos os dias com alegria.

Passas o teu dia a fazer uma atividade que além de gostares muito de fazer, és realmente bom nisso.

É uma atividade que o mundo necessita e que além de tudo isso te dá dinheiro mais do que suficiente para o teu sustento e para viveres a tua vida livre.

  • Como é que isto afetará a tua qualidade de vida?
  • Como é que isto impacta as pessoas ao teu redor?
  • Como muda a maneira como vês e vives os teus dias?

Iste é o teu IKIGAI.

Consegues perceber o quão poderoso isto é?

Encontrar o teu IKIGAI é realmente um passo extremamente importante para começares a montar um plano para a tua vida que esteja mesmo alinhado com aquilo que mais valorizas na tua vida.

Neste episódio #39 do Podcast liberdade a Dois sobre Como Escolher o Teu Negócio de Liberdade

IKIGAI

Explicamos exatamente como podes encontrar o teu IKIGAI, descobrindo também e interceptando:

  1.  A tua Paixão – aquilo que amas fazer
  2. A tua Missão – aquilo em que és muito bom e fazes muito bem
  3. A tua Profissão – aquilo que o mundo precisa e te pode pagar para fazer
  4. A tua Vocação – aquilo pelo qual podes ser pago e ganhar dinheiro com isso, os teus talentos

Quando começas a interceptar os circulos entre si, podes ganhar muita clareza sobre se estás ou não no centro do teu IKIGAI.

Depois, podes ajustar a rota para que te possas centrar na tua razão de viver, pois assim, estarás finalmente e pronto para viver o teu negócio de liberdade em pleno.

Escolher o teu negócio de Liberdade e elevar tudo ao nível da excelência

Quando encontrares e estiveres a viver em pleno o teu IKIGAI na tua vida e no teu negócio de liberdade, o passo seguinte é levar tudo isso ao nível da excelência.

Ou, como diz Jim Collins, ir de Bom a Excelente.

Antes de te dizer de que se trata este conceito, queremos recomendar a leitura do livro do Jim Collins “De Bom a Excelente“, bem como os Livros de Ken Moji sobre o IKIGAI, tanto o “Pequeno Livro do IKIGAI” como o “Os Cinco Passos Para Encontrar Seu Propósito De Vida E Ser Mais Feliz“. (Clica nos links a azul para teres acesso aos livros).

O conceito de Bom a Excelente de Jim Collins

Este conceito é assente essencialmente em 3 pilares, são eles:

  • Paixão – Aquilo que mais gostas de fazer.
  • Ser lucrativo – Quem é que está disposto a pagar pelo que tu tens para oferecer?
  • O conhecimento que tu tens

Não vamos aqui aprofundar nenhum destes conceitos porque já o fizemos quando te mostrámos o conceito do IKIGAI que já inclui cada um destes três pilares.

O que queremos destacar, é que para criares o teu negócio de liberdade, é bom que estejas bem claro sobre o teu propósito e paixão, ou seja, o teu IKIGAI.

Então…

Para levares o teu negócio de Liberdade para o nível da excelência, coloca bastante foco nestes 3 pilares:

  • Nunca te percas da tua paixão. Se é para fazer algo que não gostas e não te dá prazer não vale a pena fazer porque dificilmente vais consegui manter um negócio a longo prazo só pelo dinheiro que te dá.
  • Se o teu negócio não entrega algo de que o mundo realmente necessite ele não está a ser assim tão útil nem a servir verdadeiramente, por consequência também não será lucrativo para ti a longo prazo.
  • Finalmente, lembra-te de sempre trabalhar com algo que domines muito bem, que tenhas bastante conhecimento, experiência e que seja algo que gostas tanto que estás sempre pronto a aprender mais, para poderes melhorar e evoluir constantemente.

Mantendo o foco constante nestes três pilares poderás levar o teu negócio de liberdade de bom a excelente.

Por agora ficamos por aqui.

Para ouvires o episódio na integra, clica no play no início deste artigo. Aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Em suma, em cada episódio, trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu comentário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui:

No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

E lembra-te…

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Share This