O nosso filho, que nasceu no último ano da geração Z, ou seja, é quase um Alpha, gosta de brincar connosco e chama-nos de “Boomers” quando quer evidenciar o iato entre as nossas gerações, mas na verdade nós pertencemos à Geração X, aquela que mais quebrou paradigmas e movimentou a economia…

A geração que busca por liberdade, independência, uma vida equilibrada e que é considerada mais prática e versátil.

Sabes qual é a tua geração e como comunicar com as restantes de forma assertiva?

Escuta aqui o episódio completo do Podcast Liberdade a Dois que fizemos sobre as gerações e os conflitos geracionais e descobre porque talvez tenhas problemas de relacionamentos com pessoas importantes para ti, ou talvez possas ter dificuldade em fazer-te entender por elementos de outras gerações diferentes da tua:

Antes de aprofundarmos aqui algum conteúdo sobre Gerações, comecemos por esclarecer…

Quais são as diferentes gerações e quando começaram e terminaram cada uma delas:

1ª – Geração Baby Boomers: 1940 a 1960 (têm hoje entre 63 e 83 anos).

2ª – Geração  X: 1960 a 1980 (têm entre 43 e 63 anos hoje).

3ª – Geração  Y ou Millennials: 1980 a 1995 (têm entre 28 e 43 anos hoje).

4ª – Geração Z, ou Zelennials/Centennials: 1995 e 2010 (têm entre 13 e 28 anos hoje).

5ª – Geração Alpha: 2010 a 2025 (têm hoje entre 0 a 13).

Ouve o episódio para aprofundar e entender como funciona cada geração.

Características de cada Geração

Ao caracterizar gerações estamos obviamente a fazer aquilo que em PNL (Programação Neurolinguística) chamamos de «generalizar à bruta», portanto é interessente reconhecer este conhecimento com os devidos filtros e não como «A solução» ou «A Verdade».

Clica no Play acima para ouvires este episódio e entenderes os cinco pontos chave que te vão ajudar a entender melhor cada uma das gerações.

A economia e as Gerações

Segundo o relatório do Bank of América, a influência da geração Z na economia, já ultrapassa as gerações anteriores, sendo a geração com maior crescimento de receita. Esta é a geração de nascidos entre 1995 e 2010, também chamada de Zilenialls.

Em 2030, as receitas geradas pelos Z deverão ultrapassar os 27 mil milhões de dólares (27,8 mil milhões de euros) e isto representará 27% da receita global.

Prevê-se que a geração Z ultrapasse os rendimentos dos Millennials (geração anterior à sua, nascidos entre 1980 a 1995) até 2031. O rápido crescimento do poder de compra dos zillennials levará a mudanças profundas no consumo.

Setores como os de comércio eletrónico, media, luxo, pagamentos, ativismo sustentável, padrões ambientais, sociais e de governança, tendem a vir a ter um grande crescimento com esta geração, enquanto que setores como os dos carros, álcool, carnes, fast fashion e viagens tendem a ser deixados para trás, pois não são prioritários para os Z.

Os Zillenials serão potencialmente a geração que abrirá o caminho para o rendimento básico universal.

Quanto à comunicação para cada geração:

Os Babyboomers

  • Hoje nos seus 63 a 83 anos,  concentram grande parte da riqueza mundial e grande parte das principais tomadas de decisão ao redor do mundo. Porque nasceram e viveram num mundo bem menos acelerado do que o que vivemos hoje, costumam ser mais resistente às mudanças e priorizam a estabilidade. Sendo assim, comunicar segurança e estabilidade tende a ser a melhor forma de chamar a atenção dos BBs.

A Geração X

  • Hoje entre os e 43 os 63, viajam entre os valores da estabilidade na carreira, disciplina, o respeito pela hierarquia que herdaram dos seus pais da Geração BBs e os valores de liberdade e de serem o que quiserem. A geração X é mais cética em relação a autoridades e governos e tornou-se mais individualista e competitiva, o que fez com que muitos deles se tornassem empreendedores e empresários. Também são uma geração de consumo e procuram aproveitar boas oportunidades. Comunicar sobre individualidade, liberdade e conquistas pessoais, pode ser uma boa forma de atrair os X.

Os Y ou Millenials

  • Hoje entre os 28 e 43 anos, são identificados como um grupo socialmente mais liberal e diversificado. Esta geração prefere gastar dinheiro com experiências do que adquirir bens de consumo e presam pela excelência de atendimento. Por isso, a melhor comunicação para chamar a atenção desta geração é a que fala sobre experiências marcantes e memoráveis. 

Os Z ou Zillenials

  • Hoje entre os 13 e 28 anos. Esta geração já nasceu conectada, por isso, usa a internet para se expressar. Olham para a realidade como simultânea e acreditam que podem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Têm características empreendedoras e ativistas e procuram a realização pessoal. Desejam construir um mundo melhor, mais simples. Uma forma de comunicar para chamar a atenção dos Z, é abordando temas como os da igualdade, sustentabilidade, vida saudável e experimentação.

Os Alpha

  • Finalmente, a Geração Alpha, hoje entre os 0 e os 13, ainda são muito novos para fazer uma comunicação direcionada, mas para a chamar a sua atenção agora e no futuro, uma comunicação voltada para a independência, curiosidade, agilidade e empatia tenderá a funcionar bem.


Por agora ficamos por aqui.

Para ouvires o episódio na integra, clica no play no início deste artigo. Aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Em suma, em cada episódio, trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos. Assim, poderás tomar decisões mais inspiradas para a tua vida. Começa ou continua a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu comentário na plataforma. Isso é muito importante para nós.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui:

No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Youtube: [Link] | Site: [ Link ]

E lembra-te…

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Share This