Neste décimo quarto episódio do Podcast Liberdade a Dois conversámos com César Ferreira, Biblioterapeuta e Mentor de Autores que nos contou como transformou a sua maior dor no seu maior Presente e como hoje o pior que lhe aconteceu se transformou num negócio de sucesso que está a fazer real diferença na vida de tantas pessoas.
O César partilhou connosco várias dicas para fechar ciclos com mestria e de forma produtiva e criar rotinas de ancoragem para aumentar a produtividade trabalhando em casa, atingindo assim com eficácia os resultados a que nos propomos.
Atingir resultados é, em primeira mão, uma questão de decisão.
Claro que é necessário reunir recursos, claro que é necessário reunir aliados, claro que é necessário elaborar uma estratégia, claro que é necessário desenhar um processo eficaz, ecológico e sustentável.
Mas se não decidires em primeira mão que vais atingir o resultado que queres atingir, tudo o que foi descrito acima tende a ser feito de uma forma…
Como é que te iremos dizer…
Mais ou menos… 😉
Repara, o teu inconsciente procura a congruência, é por essa razão que tendes a entrar em auto-sabotagem.
Já deste por ti a fazer algo que mais tarde um amigo ou tu próprio te perguntas «se o meu objectivo era este para que é que eu fiz aquilo? Era óbvio que ao fazer isso iria correr mal.»?
Imagina o seguinte, algo conscientemente parece-te o melhor para ti mas que, por alguma razão, é incongruente com algo que o teu inconsciente tem definido como importante.
Pode ser um valor, uma crença, colocar em causa algo que a óptica do teu inconsciente te dê segurança, etc.
Quando isso acontece, o teu inconsciente vai disparando uma série de comportamentos e/ou reacções que sabe irão sabotar esse teu objectivo consciente, mantendo assim a ‘ordem certa das coisas’ para o teu inconsciente.
Porque é que isto acontece? Porque a congruência é fundamental para te manteres vivo e portanto a congruência é fundamental para o teu inconsciente.
Por esta lógica de ideias quando tu decides tentar atingir determinado resultado é natural que vás tentar reunir aliados, é natural que vás tentar elaborar uma estratégia, e também é natural que vás tentar desenhar um processo eficaz, ecológico e sustentável.
Afinal de contas, se a ideia é tentar chegar lá, tendo em consideração que o teu inconsciente é altamente direccionado para a congruência, ele irá fazer de tudo para que tu tentes lá chegar, o que logicamente significa que também fará de tudo para que não chegues lá, pois se atingires um resultado quando o objectivo era apenas tentar atingi-lo, entras numa incongruência e o teu inconsciente não tolera nada bem isso.
Por outro lado, quando tu decides que vais atingir determinado resultado é natural que vás fazer o que tiveres de fazer para reunir os melhores aliados, tal como é natural que vás fazer o que tiveres de fazer para elaborar a melhor estratégia, e também é natural que vás fazer o que tiveres de fazer para desenhar um processo eficaz e se tiveres juízo, ecológico e sustentável.
O segredo está na decisão. Quando a decisão é clara e alinhada com todo o teu sistema, fazes o que tiveres de fazer para atingir o resultado.
Quando a decisão é clara e alinhada com todo o teu sistema tendes a conseguir tudo aquilo que tu realmente queres.
Qual é o segredo para uma boa e forte decisão?
Um bom e forte porquê.
O César era gago. Fez aquilo que as pessoas que sofrem de gaguez fazem para melhorar essa questão.
Até ao dia em que decidiu que ia deixar de gaguejar.
Quem vê o César Ferreira na televisão, ou nos vídeos das suas redes sociais, ou o ouve nesta entrevista, não imagina que está a ouvir um gago.
Um gago que decidiu que ia deixar de gaguejar.
Este é o poder da decisão.
Estás a pensar sair do teu emprego?
Se sim, então convidamos-te a pensares sobre a seguinte questão:
Será que estou a pensar sair do meu emprego porque estou a fugir de algo que não quero, ou à procura de algo que quero?
Quando sais por fuga, o padrão que fez com que agora queiras sair tende a ir contigo e mais tarde os problemas que tinhas no teu antigo emprego tendem, por magia, a ser muito semelhantes aos que terás no novo emprego passado algum tempo de estares lá.
Quando sais por fuga tendes a sair borrado de medo, quando sais à procura de algo tendes a sair borrado de esperança.
A primeira vez que o César Ferreira tentou sair do seu emprego seguro na biblioteca onde trabalhava, entregou o requerimento para sair e nessa noite nem conseguiu dormir, pois estava demasiado ansioso com o que iria ser da sua vida.
No dia seguinte foi logo cedo pedir aos seus colegas para cancelar o pedido, pois naquele momento ele estava a tentar sair por fuga.
Foram necessários mais seis meses para se preparar, munir-se de mais recursos para perceber que como não estava confortável onde estava, então o que queria era sair de lá e enquanto a resposta era «quero sair daqui» significava para ele que ele ainda não estava pronto.
Quando é que o César Ferreira achou que estava pronto?
Quando deixou que querer ‘sair daqui’ para querer ‘chegar ali’.
Foi nessa altura que deixou de estar borrado de medo para passar a ficar borrado de esperança e isso fez toda a diferença.
O medo continua lá obviamente, mas até a percepção do tempo muda.
«Eu lembro-me que quando saí da Câmara, eu tinha saído há uma semana e parecia que tinha saído há um ano e aí tive a certeza que havia sido a decisão certa.
Quando sais borrado de medo, sais de algo que supostamente é seguro para algo inseguro.
Quando sais borrado de esperança, sais de algo que supostamente é seguro para algo que é tudo aquilo que tu podes ser.»
Uma das coisas mais importantes de fazer neste processo é a Transição de Momentos e nesse processo há um momento onde é benéfico que faças o luto.
Nesse processo de luto, independentemente do que se passou durante esses anos nesse emprego é importante que agradeças todo o dinheiro que ganhaste, todas as aprendizagens que recebestes, todos os desafios que te fizeram ser a pessoa que és hoje.
Agradece e fecha o ciclo em paz, para assim começares o novo ciclo com leveza, optimismo e garra, pois afinal de contas é neste novo ciclo que tu vais ser tudo aquilo que podes ser.
Perguntámos ao César Ferreira como é que a Aprendizagem Rápida e a Biblioterapia pode ajudar os Empreendedores a prosperar e a sua resposta foi muito simples.
Qualquer empreendedor que queira ascender necessita de conhecimento e uma das competências mais importantes para ser-se um bom empreendedor é o poder de decisão.
A questão da Aprendizagem Rápida e Eficaz, do conhecimento através da Leitura Rápida e Dinâmica são poderosas ferramentas que nos ajudam a adquirir mais e melhor conhecimento em menos tempo para conseguirmos melhorar-nos.
Dessa forma a pessoa fica com mais competências e habilidades para definir qual a melhor informação para si, como e que pode processar essa informação mais rapidamente e sobretudo como aplicar essa informação.
Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este conteúdo que criamos com muito carinho para ti.
Para além do que foi referido acima irás aprender mais sobre como:
– Nós somos o conhecimento que adquirimos e aplicamos ao longo da nossa vida.
– Tudo muda quando tomas a decisão de retirar o melhor de ti.
– O conhecimento prepara-te mental e emocionalmente para ultrapassar desafios.
Mas precisas filtrar o conhecimento que vais escolher colocar dentro da tua cabeça, porque ele determina directamente os teus resultados e qualidade de vida.
O César Ferreira também nos deixou várias perguntas para fazermos a nós mesmos com o intuito de mudar a nossa vida através de um maior conhecimento de nós mesmos:
– Será que podemos realmente gerir o tempo?
– Estás a activar os teus recursos internos da melhor forma?
– Consegues sentir a tua liberdade em qualquer circunstância?
– O que tens guardado dentro de ti que é o teu maior presente que podes entregar ao mundo?
– Tens-te aberto à curiosidade?
– Como te planeias para criar a tua vida com sentido e propósito?
– Tens-te rendido aquilo que realmente amas fazer?
– Estás à espera que a vida te preencha ou estás a preencher a vida?
– Estás a fazer as coisas por fuga ou por esperança e desejo? (Ou seja, “estás borrado de medo ou borrado de esperança”?)
– Estás a saber respeitar os processos de transição para fechar ciclos necessários?
– Dás-te tempo suficiente para viver os teus processos emocionais ou dás-te tempo demais?
– Estás atento às tuas competências internas?
– Estás a deixar-te dominar pela tua história ou a olhar para ela com humildade, gratidão e curiosidade sobre como ela te pode servir e servir os outros?
– Estás em modo de aceitação ou resistência?
– Estás a assumir quem tu és e a respeitar a tua verdade e integridade naquilo que fazes ou estás a tentar ser quem tu não és?
– Estás a mostrar para fora aquilo que verdadeiramente és por dentro e a contar a tua história?
– O que tens para partilhar que ainda não partilhaste?
– Tens feito um bom trabalho e auto-imagem e inspirado a ti mesmo?
– Tens estado a passar ao lado de ti próprio e a desvalorizar a pessoa que és hoje sem aceitar a tua grandeza?
– Estarás a sofrer de obesidade de informação e conhecimento?
E tudo isto é apenas uma pequena amostra da riqueza que encontras neste episódio, porque o César foi realmente extraordinário na sua entrega.
O César Ferreira ainda nos passou a indicação de três livros inspiradores:
“O Homem em Busca de Um Sentido” – Viktor E. Frankl
“O Cavaleiro da Armadura Enferrujada” – Robert Fisher
E… O melhor livro de sempre!
Ouve para descobrir qual é.
Finalmente o César deixa-nos uma mensagem importante…
SURPREENDE-TE!
Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo esta meditação guiada que criei com muito carinho para ti.
Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.
Subscreve o podcast para ouvires em primeira mão os novos episódios.
Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma pois isso é muito importante para nós. Obrigado.
Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.
Se conheceres alguém que acredites que lhe vai fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.
Acompanha o trabalho do César Ferreira aqui:
Site: [ Link ]
Facebook: [ Link ]
Linkedin: [ Link ]
Instagram: [ Link ]
Podes ouvir todos os episódios aqui ou:
No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]
Ou em qualquer plataforma de podcast.
Segue-nos nas redes Sociais em:
Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]
António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]
Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]
Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!
Sónia & António
Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade
Comentários recentes