No episódio 30 da primeira temporada do Podcast Liberdade Dois, estivemos à conversa com Caroline Caracas, profissional de Marketing Digital, especialista em Instagram, Marca Pessoal e criação de cursos online.
Escuta o episódio aqui:
Caroline Caracas era executiva de marketing de uma grande empresa no Brasil, até que ouviu o chamado do empreendedorismo e seguiu esse chamado. E tu, já seguiste o teu chamado?
Para Caroline Caracas, esse chamado veio pela necessidade de maior flexibilidade de tempo para acompanhar as filhas.
O desejo de liberdade para viajar e morar onde quisesse também falou mais alto.
Uma vez que durante a infância das filhas o seu trabalho como executiva de marketing lhe roubava muito tempo e mal podia ver as filhas crescer, poder acompanha-las mais de perto na adolescência era fundamental para Caroline Caracas e foi por isso que decidiu empreender.
Mesmo sabendo que iria trabalhar muito no empreendedorismo e tendo consciência que este lhe traria grandes desafios, a liberdade e flexibilidade que Caroline Caracas desejava, só lhe parecia ser possível através do empreendedorismo.
O Sonho da Liberdade
Outro grande motivo, é que Caroline Caracas tinha o sonho de viajar e viver a experência de morar fora do Brasil e hoje graças ao empreendedorismo digital, ela tem a possibilidade de viver aqui em Portugal. Isto para Caroline Caracas é Liberdade!
Além da liberdade, outro valor muito importante para Caroline Caracas é o reconhecimento e também o empreendedorismo lhe trouxe a possibilidade de ser muito mais reconhecida pelo seu trabalho do que já era quando trabalhava para uma grande empresa.
Se já ouviste essa voz, esse chamado para empreender, a sugestão da Caroline Caracas é, deixa-a livre para crescer e não a cales.
Porque a tendência, sobretudo para quem está numa carreira em ascenção e tem um estatuto social e uma segurança profissional e financeira muito boa, como era o caso dela, é a de tentar abafar essa voz, fazer de conta que ela não existe e fazer de tudo para que essa voz se cale.
Só que há um momento em que essa voz vai ficar insuportável e vai incomodar bastante e nesse momento não dá mais para cala-la. Nesse momento essa voz transforma-se numa convicção e tomas a decisão de ir em frente.
Um passo atrás para dar um grande salto em frente
Às vezes saber dar um passo atrás é muito importante e é o que facilita depois poder dar um salto em frente bem maior e com mais confiança, porque também pode estar mais bem sustentado, por uma rede de apoio maior e mais forte.
Foi o que aconteceu com a Caroline Caracas. Além de se despedir de um emprego que muitos consideram “de sonho”, ela ainda teve de convencer o marido a despedir-se do seu emprego de sonho também.
Para poderem mudar de cidade, ficarem perto da mãe da Caroline, que lhe daria apoio não apenas emocional nesta fase tão nova e desafiante, como também teriam custos menores para uma rede de apoio melhor e mais próxima para ajudar a cuidar das crianças.
E se em vez de um, deres dois passos atrás?
Além de sair de uma cidade grande para uma cidade pequena, Caroline Caracas ainda deu mais um passo atrás, pois ela não foi imediatamente empreender ao voltar à sua cidade natal. Foi arranjar um emprego num centro comercial para sustentar a família e criar bases para depois sim empreender.
O seu plano era ficar dois anos nesse emprego que nem era tão bom como aquele que deixou e depois ficar a tempo inteiro no seu negócio em dois anos.
O que separa as pessoas que conseguem das que não conseguem, é literalmente pagar o preço e fazer o que tem que ser feito.
Caroline Caracas
Muitas pessoas sabem o que tem que ser feito, mas não estão dispostas a pagar o preço. São pessoas que não estão felizes, querem mais liberdade, mas não querem fazer o que precisam para isso acontecer.
Porque empreender não é só fazer o que se gosta. Isso é muito utópico. É necessário desenvolver muitas competências.
Exército de um homem só
Quando começamos, geralmente somos uma “Eupresa”, um exército de um homem só, neste caso um exército de uma mulher só. Por isso é necessário aprender a fazer de tudo um pouco. O que gostamos e o que não gostamos também, para mais à frente poder começar a delegar.
Segundo Caroline Caracas, pessoas sem paciência, que esperam ter um golpe de sorte e ter um negócio de sucesso num ano, não deveriam empreender. Porque elas precisam saber que isso não é o comum. Isso é uma excepção.
Pessoas que construiram um negócio do zero, passo a passo, começando sozinhas, como a Caroline Caracas acabam por ser mais inspiradoras.
Porque qualquer pessoa se pode inspirar na sua história e criar o seu negócio passo a passo também, sem necessitar contar apenas com a sorte.
Feito melhor que perfeito. Será?
Feito é melhor que perfeito no sentido de que é melhor fazer do que não fazer, mas não confundir com fazer qualquer coisa só para dizer que fez. É para fazer o melhor que podemos com os recursos que temos.
Se fazes qualquer coisa só para dizer que fazes, cuidado, pois podes acabar por queimar o teu nome no mercado.
Caroline Caracas, decidiu então começar com algo que ela podia fazer, sem ter de ser perfecionista. Mas que ficasse bom o suficiente e não prejudicasse a sua imagem.
Assim, ela apresentou um evento e um projeto de qualidade que chamou muito a atenção das pessoas.
Encontra esta brecha no mercado
Para iniciares o teu projeto de empreendedorismo, procura um assunto que seja relativamente novo. Mas certifica-te que seja algo que o mercado procure ou esteja atualmente a aceitar muito bem e que seja uma boa oportunidade.
A brecha para ti é:
- O que os atuais líderes deste mercado não estão a fazer
- Como eu posso melhorar e o quê posso melhorar
- O que estão a fazer de não tão bem
Não significa que seja exatamente o que queiras continuar a fazer para sempre, mas se for uma oportunidade para ti, assume o papel do “Empreendedor “Oportunista”.
Aproveita a oportunidade para colocares o teu nome ou a tua marca bem posicionados no mercado. Porque depois torna-se muito mais fácil mudares e teres sucesso também naquilo que realmente queres fazer.
[Artigo Relacionado: Que Tipo de Emprendedor És Tu?]
Esta brecha que podes aproveitar, é importante que também não seja na contra-mão daquilo que tu queres fazer, para não te afastares demaisado do teu objetivo principal.
Se for um passo, que não atrapalha, não te faz dar mais passos atrás e que vai na mesma direção do que tu queres, então é muito válido. Avança!
Cuidado para não caíres dentro da Gaiola Dourada
Às vezes com a ansia de seguir o chamado de empreender, acabamos por entrar dentro de uma gaiola que vai roubar a nossa liberdade. Porque nos tornamos empregados de nós mesmos e isso não nos liberta, pelo contrário, escraviza-nos.
A Caroline Caracas contou-nos neste episódio, como ela quase errou e caiu dentro desta armadilha a que nós chamamos de “Gaiola Dourada”.
[Artigo Relacionado: A Única Coisa Que Necessitas para um Ano Épico]
Começa como Empreendedor, evolui para Empresário
No início começamos como empreendedores, a solo, depois vamos crescendo e começamos a delegar, depois vamos aprendendo cada vez mais do negócio e evoluimos para empresários.
Alguns vão ser enternos empreendedores, porque essa é a sua paixão e não querem parar de criar e emprender de novo e de novo, porque são pessoas inquietas.
Então tem atenção para não entrares numa brecha que vai na contra-mão do que realmente queres fazer.
Ter uma mentalidade de empresário desde o início e saber analisar o negócio antes de dizer sim e avançar para algo que não queres é muito importante para que não acabes por seguir por uma direção que te atrapalha..
[Artigo Relacionado: Aumentar o Negócio – Ser Empresário ou Empreendedor?]
Tipos de Negócio Online
Caroline Caracas, fala-nos de vários modelos de negócio para começares já a empreender no digital.
As possibilidades são várias, mas o mais importante para começar é saberes o que tu gostas e começares com algo que se adeque à tua visão e estilo de vida que desejas.
O modelo de negócio digital, é muito o Lifestyle Business, isso também tem os seus riscos e a sua vulnerabilidade, o seu lado sombra. Como tudo o que tem o lado maravilhoso, também tem o seu oposto.
O negócio perfeito não existe, tudo tem prós e contras, por isso, Caroline Caracas sugere que sigas pelo caminho daquilo que tens mais brilho no olho e amas muito fazer, para que não tenhas preguiça de fazer amanhã nem depois.
Outro ponto é que seja relacionado áquilo que já tens boas competências e habilidades, que tens dominio sobre o tema.
O estilo de vida que um negócio online proporciona
Graças a ter criado um negócio online, Caroline Carcas teve a liberdade para mudar de país com a sua família, saiu do Brasil e hoje vive em Portugal.
Mesmo tendo mudado de país e até de continente, o digital permite-lhe continuar a ter o seu negócio , clientes e funcionários no brasil, gerindo tudo desde Portugal.
Isso só foi possível porque ela escolheu um negócio adequado ao estilo de vida que sonhou ter desde o início, com o propósito de deixar um legado e proporcionar uma experiência incrível e novas oportunidades a si mesma e às filhas.
Fica atento às fases do negócio
Todo o negócio tem fases e a fase do plantio é mais dura e onde muitas pessoas desistem.
Cuidado para não desistires antes da hora da colheita.
Resiliência é muito importante para ultrapassar as fases do “vale da montanha”, onde surgem as dúvidas, os receios. Mas depois de passar essa fase e voltar a subir a montanha vem a fase boa.
Saber procurar ajuda é uma vantagem
Estar em um grupo de mentoria, por exemplo, pode ser muito útil sobretudo para quem tem um negócio muito solitário.
Porque empreender pode ser muito solitário às vezes e ter alguém que já percorreu o caminho e nos pode ajudar a mantermo-nos no nosso caminho, pode ser fundamental para não ter a tendência desistir nos momento mais dificeis.
Mas para algumas pessoas, desistir e voltar ao mundo do trabalho, onde tem um chefe para mandar fazer as coisas, até pode ser a melhor solução e está tudo bem.
O importante é aprender o que é melhor para cada um de nós e caso o melhor seja empreender, por mais difícil que seja, não desistas. Procura ajuda se precisares, ou procura um bom Grupo de Influência.
“O mundo vai ficar bem melhor com pessoas trabalhando felizes e servindo a sua comunidade, seja no mundo real ou virtual. O novo empreendedorismo é compartilhar para crescer. Só acredito em um caminho para o sucesso: AME o que você FAZ, ou vá FAZER o que você AMA. E junto com isso, muita mão na massa!”
Caroline Caracas
Vergonha não paga conta
Segundo Caroline Caracas no mundo dos negócios de liberdade Online, é fundamental tornarmo-nos visíveis e ela vive a máxima de que “vergonha não paga conta.”
Nós gostámos tanto de ter esta conversa com a Caroline que ela rendeu dois episódios, por isso, fica desde já atento ao próximo episódio, onde Caroline nos dá o “mapa” para um negócio digital de liberdade e sucesso.
Livros recomendados pela Caroline Caracas
- As 4 Verdades, de Don Miguel Ruiz. (Clica no link azul no nome do livro para ter acesso ao mesmo).
(No Brasil este livro é conhecido por”Os 4 Compromissos” ou “Os 4 Acordos”)
- 4 Horas por Semana, de Thimothy Ferris
Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este episódio que fizemos junto com Caroline Caracas com muito carinho para ti.
Fica atento ao próximo artigo e à segunda parte deste episódio do podcast com Caroline Caracas, para aprender como ter sucesso e prosperar através de um negócio online..
Em cada episódio, trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.
Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.
Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.
Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.
Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.
Podes ouvir todos os episódios aqui ou:
No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]
Ou em qualquer plataforma de podcast.
Segue-nos nas redes Sociais em:
Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]
António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Site: [ Link ]
Sabe mais sobre a Caroline Caracas e o seu trabalho em:
Instagram: [Link]
Website: [Link]
Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!
Sónia & António
Comentários recentes