Neste artigo e episódio #31 da temporada 1 do pocast Liberdade a Dois, continuamos à conversa com Caroline Caracas, especialista em Marketing, Negócios Digitais e Marca Pessoal.

Neste episódio, Caroline Caracas demonstrou que é possível abrir um novo negócio online, mesmo num momento de crise e prosperar em relativamente pouco tempo.

E se leste o artigo anterior, ouviste o respetivo episódio e achaste inspirador, então prepara-te!

Porque este está riquissímo em inspiração e estruturas de sucesso para lançares ou desenvolveres o teu negócio de liberdade.

Estes três fatores são determinantes para que o negócio possa acontecer e prosperar online

Caroline Caracas, falou-nos sobre a importância de estudar antes de colocar um negócio online, mas também de colocar em prática e fazer ajustes ao longo do percurso.

Caroline ensina neste episódio, como identificar em que momento do teu negócio te encontras para saber qual o fator mais determinante para o teu sucesso agora.

Segundo Caroline Caracas, um dos maiores erros que as pessoas que desejam criar e desenvolver um negócio no meio digital mais cometem é a falta de consistência.

Esta falta de consistência, costuma ter origem na falta de um bom planeamento e da definição clara de detalhes determinantes para o sucesso de um negócio digital, que são:

  • Definição clara de público alvo
  • Nicho de Mercado
  • Posicionamento bem definido

Não ter estes itens bem definidos, resulta normalmente num mau ou enexistente planeamento e como consequência, na falta de consistência nas ações que levam aos resultados.

Esses são os fatores externos, mas…

Também existem alguns fatores internos determinantes para o sucesso do teu negócio digital. São eles:

  • Motivação
  • Determinação
  • Mentalidade Empreendedora

É muito importante ter constância nas coisas e fazê-las de um modo bem planeado para elas deêm frutos.

Negócios online para vender produtos e serviços offline

Uma das características mais interessante do mercado de negócios digitais, é que eles também são ótimos para incrementar as vendas de produtos e serviços que já existem offline.

A própria Caroline Caracas, quando chegou a Portugal, utilizou os seus vastos conhecimentos e experiência de vendas no mundo digital.

Assim, promoveu e esgotou um evento presencial aqui em Portugal, mesmo ainda não sendo conhecida como uma autoridade no país.

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este episódio que fizemos junto com Caroline Caracas com muito carinho para ti.

Lê também este artigo até ao final, pois está repleto de ideias para o teu negócio de liberdade.

A oportunidade é gigante

Quando levamos um negócio que costumava ser apenas local e até presencial, para o mundo digital, o potencial de crescimento é gigante.

Porque quando falamos em um negócio online não estamos a falar só da possibilidade de chegar a mais algumas pessoas ao redor, mas sim, na possibilidade de chegar a todo o mercado de lingua portuguesa.

Este é um mercado num crescimento exponencial, que inclui não apenas Portugal inteiro, como todos os portugueses espalhados pelo mundo, como também todos os outros milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que falam a mesma lingua.

Isto significa, poder vender por exemplo para o mercado brasileiro, que é muito apetecível e onde as pessoas já estão mais acustamadas a comprar online, o que ainda é algo relativamente novo para os portugueses.

Colocar a cara no jogo

Caroline Caracas fala muito na importância de colocar a cara no jogo, de criar um estilo de vida com momentos que possam ser partilhados nas redes para chegar a mais pessoas com a tua história.

É quem nós somos e a nossa história que mais conecta e envolve o nosso público e não apenas um produto ou serviço.

As pessoas não querem comprar mais um produto ou serviço, elas compram histórias, compram identificação com o autor da história, compram conexão e compram porque sentem alguma emoção.

Histórias reais conectam.

Quem nos diz, é Caroline Caracas, que é a especialista em Marca Pessoal.

Caroline investiu muito em construir a sua marca mostrando quem ela é.

Reinvestir no negócio

Retirar o dinheiro do negócio para voltar a investir no próprio negócio, é segundo Caroline Caracas, o movimento mais inteligente a fazer para que o negócio se possa fortalecer e crescer.

Investir na construção da autoridade, posicionamento e desenvolvimento de marca pessoal, pode render muito dinheiro no teu negócio.

Implementar antes de ensinar

Ter autoridade, não é apenas fazer um curso, estudar e começar logo a ensinar o que aprendeste.

Antes disso, é importante implementar as metodologias aprendidas, ter resultados práticos com elas e depois sim, ensinar mas com propriedade.

Ter um nicho bem defenido, quando se leva o negócio para o mundo digital também é extremamente importante.

Sem um nicho bem definido será bastante mais dificil ser reconhecido e bem sucedido online.

Isto é importante, sobretudo para quem deseja ter resultados mais rápido.

Porque no meio online existe muito ruído e se não nos destacamos no meio da multidão, não somos vistos e se não somos vistos, ninguém compra.

A busca pelo equilíbrio

Caroline Caracas, fala-nos sobre como foi importante para ela, manter a consciência de procurar o equilíbrio constantemente e de reforçar o seu auto cuidado, inclusive através de mentorias.

Ter consciência do que está a acontecer no nosso dia-a-dia é o primeiro passo para corrigir o que precisa ser ajustado de forma a estabelecer um melhor equilíbrio.

É importante levar as coisas de forma mais leve, estar atento às crenças que trazemos do passado e nos limitam de alguma forma para nos podermos libertar delas e deixar a nossa luz brilhar.

Não é verdade que seja necessário para ter sucesso precisarmos de trabalhar sempre mais duro e em sacrifício. Pode ser leve se nos atentarmos a isso.

Produtividade e Qualidade de Vida

É bom testar e verificar o que nos tornar mais produtivos e ao mesmo tempo melhora a nossa qualidade de vida.

A Caroline Caracas, por exemplo, mudou do seu “Home office” para um escritório em Co-working no seu bairro, bem perto de casa, quando percebeu que trabalhar em casa, no seu caso, não só atrapalhava a sua produtividade, como também a dinâmica e até mesmo a qualidade de vida da sua família.

O que no teu caso, pode estar a limitar a tua produtividade e/ou a tua qualidade de vida?

Porque observando e tomando consciência, poderemos mudar e melhorar.

Como reter bons talentos

Hoje em dia, os jovens e bons talentos percebem que existe mais no mundo além de um bom emprego numa grande empresa.

As pessoas procuram cada vez mais a liberdade e qualidade de vida. Já não priorizam tanto aquela carreira corporativa que para crescimento requer demasiado tempo, dedicação e até de abdicar de uma boa parte do seu tempo e qualidade de vida.

Então, segundo Caroline Caracas, hoje em dia, as empresas que mais estão aptas a reter bons talentos, são aquelas que mais rapidamente se adaptarem a uma nova estrutura de trabalho que permita por exemplo que:

  • As pessoas trabalharem de vários lugares e não precisem estar sempre na empresa,
  • Proporcionem dias off,
  • Tenham processos e metricas bem estabelecidas,
  • Ofereçam mais formação,
  • Adotem novas politicas
  • Tenha uma marca e uma cultura para empresa
  • Se tornem mais humanizadas
  • Se antecipem às necessidades dos colaboradores

Livros recomendados pela Caroline Caracas durante o episódio:

O grande conselho que Caroline Caracas nos deixa neste episódio é…

Ter flexibilidade para experimentar, para testar diversas formas de negócio e estar aberto para mudar se sentires que isso é o melhor e é o que serve agora a tua melhor versão.

O mais importante é ser transparente e flexivel e comunicar o que está a acontecer a cada momento com a tua audiência e clientes ideiais.

Outro grande conselho para os empreendedores que trabalham em casal ou família, é sentar e comunicar tudo muito claramente entre si. Planear tudo juntos.

Mostrando que não é apenas sobre trabalhar no sonho do outro, mas sim que o projeto é familiar, é o vosso projeto de vida e mostrando uma visão clara do que podem conquistar juntos com esse projeto familiar.

Quais os Top 3 Desejos de cada um?

Outra coisa muito importante, é perceber o que cada um deseja desse projeto e como melhor pode contibuir com o seu maior talento para que o projeto comum cresça.

Saber qual o top 3 de desejos de cada um e sentar para juntos decidirem como o projeto pode contribuir para que todos esses desejos se realizem quando cada um dá o melhor de si ao projeto.

Vergonha não paga conta

Este é o grande lema de vida de Caroline Caracas.

Quem quer ser empreendedor, vender seus produtos ou serviços, precisa de se tornar visivel com a sua marca, não se pode permitir limitar-se pela vergonha.

Ninguém começa nada já sendo perfeito e só não é criticado quem não faz nada, porque esse também nunca aparece nem é visto.

Então, para nos aperfeiçoarmos em algo, o primeiro passo é começar. Por isso, arrisca, começa, faz!

Trabalha enquanto te divertes e vice-versa

Faz com seja leve, diverte-te no processo, procura um equilíbrio e faz isso tudo, o tempo todo, como diz a Caroline Caracas, com o pé no chão.

Porque cérebro e coração juntos são a parceria perfeita. E em todos os bons momentos…

Almeja por uma nova mudança, porque não é porque já está bom que não pode ficar ainda melhor.

Agradece o teu bom momento e pensa em que podes mexer agora para melhorar ainda mais.

Qual a próxima coisa que queres conquistar?

E a seguir…

Fica atento também ao próximo artigo, onde poderás aprender mais sobre pordutividade no feminino, mas não te deixes enganar pelo título, este artigo é muito útil tanto para homens como mulheres. Em cada episódio…

Trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Site: [ Link ]

Sabe mais sobre a Caroline Caracas e o seu trabalho em:

Instagram: [Link]

Website: [Link]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Share This