Neste vigésimo primeiro episódio do Podcast Liberdade a Dois quisemos entregar-te estratégias e estruturas para aumentar o negócio e clarificar a diferença entre ser um empreendedor, ou ser um empresário, ou ser ambos no teu negócio.

Já pensaste sobre se tens mais características de empreendedor ou de empresário e que diferença isso faz no teu negócio?

Sabes porque saber a diferença entre ser empreendedor ou empresário é fundamental para o teu negócio?

[Artigo Relacionado: O que é empreendedorismo.]

Se tens um negócio ou ocupas um cargo de responsabilidade numa organização, mas sabes tão bem ou melhor que eu que até ao aparecimento desta pandemia, um dos maiores desafios para as organizações conseguirem aumentar o negócio era a Retenção de Talentos.

Acreditamos que este continuará a ser o grande desafio para as empresas e que, ao contrário do que muitos pensam, esta crise só irá agudizar este problema.

A razão é simples, Low Performers irão fazer tudo o que poderem, sujeitarem-se ao que tiverem de se sujeitar para não perderem o emprego, mas High Performers simplesmente não estão para isso.

Isto significa que num cenário futuro de crise muitas empresas ver-se-ão a par com dois desafios:

1) Aproveitar a crise para despedir as pessoas que não acrescentam valor diferenciado à organização sem manchar muito a sua imagem.

2) Reter os High Performers que, tal como na crise de 2009 (mas desta vez em muito maior escala, uma vez que a sua mentalidade agora está incomparavelmente mais aberta ao empreendedorismo), verão os Programas de Downsizing criados pelas empresas como uma oportunidade de sair da sua organização com uma compensação financeira interessante e aproveitar esse valor para dar início o seu próprio projecto.

É um desafio de complexa solução, pois as empresas tendem a aproveitar as crises generalizadas para aumentar o negócio (rentabilidade) à custa da redução dos recursos humanos.

Para materializar este processo sem mancharem muito a sua imagem, tendem a criar estímulos financeiros interessantes para estimular os colaboradores a verem estes Programas de Downsizing como ‘uma oportunidade a aproveitar’.

O problema é que para um colaborador que não acrescente grande valor diferenciado à organização não existe aqui grande oportunidade a aproveitar, pois ele tem noção que numa altura de crise os empregos não abundam, sobretudo para quem não acresce valor diferenciado à organização.

Tendo isto em consideração, a solução passa por fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reter o seu actual emprego e denunciar esses programas como despedimentos colectivos encapuçados tende a ser uma das opções mais comuns.

Por outro lado os colaboradores High Performers tendem a aproveitar esses programas de redução dos recursos humanos como uma oportunidade de obter uma compensação financeira interessante e rápida, o que se torna numa excelente ajuda e estímulo para quem há muito tempo acredita que tem capacidade para ganhar muito mais dinheiro e satisfação se for criar o seu próprio projecto.

Como resultado os colaboradores que a empresa não quer lutam para manter o seu emprego e os colaboradores que a empresa não se deve dar ao luxo de perder aproveitam para sair da organização.

Fala-se muito na urgência para as empresa da Transformação Digital, mais urgente é a transformação da Cultura de Recursos Humanos existente na esmagadora maioria das organizações em Portugal para uma Cultura de Recursos Humanos de Construção e Retenção de Talentos.

Neste episódio entregamos-te algumas soluções nesse sentido.

Se queres aumentar o negócio é importante que tenhas em mente que o empreendedorismo não é apenas uma aventura, é uma coisa muito séria, pois é a oportunidade de viveres a vida como queres.

Parece que agora está na moda ser empreendedor… 

E com a crise que se está a instalar, parece que cada vez mais vamos ouvir esta palavra, porque cada vez mais pessoas vão sentir a necessidade de se reinventar e procurar trabalhar no seu próprio negócio.

Nada nada de errado com isto e nada contra também. Só não caias no erro de pensar que porque estás a usar a palavra “Empreendedor” já o és.

Ser empreendedor e muito mais que abrir o teu próprio negócio, é muito mais do que exercer uma atividade independente e muito diferente de ser empresário também.

Empreender pode ser uma grande aventura, sim. 😅

Até pode (e deve na nossa opinião) ser uma aventura muito divertida. Mas não é nenhuma brincadeira. É uma coisa séria, porque pode ser o teu melhor veículo para a vida de liberdade que desejas e queres construir.

Ser empreendedor é acima de tudo uma atitude que te ajudará a aumentar o negócio, seja ele teu ou da tua entidade empregadora. 

Sabes se tens as características de um empreendedor?

Neste episódio apresentámos as melhores características dos empreendedores de sucesso que desenham o seu negócio à sua medida e à medida da vida livre que desejam construir.

Se queres aumentar o negócio sugerimos que após ouvir este episódio elabores uma lista das características do Empreendedor mais se destacam em ti e quais as que achas que ainda precisas desenvolver.

Tens por hábito subir para um ponto alto?

Se queres aumentar o negócio, a Estratégia do Ponto Alto pode fazer a diferença.

Isto porque quando tu sobes para um ponto alto deixas de ver aquilo que vias como o estavas a ver e passas a ver essa coisa de uma perspectiva muito mais macro e dessa perspectiva aquilo que estás a ver, seja um desafio ou uma vitória simplesmente perde relevância, o que tende a dar-te tranquilidade.

Se estiveres muito ansioso porque estás perante um grande desafio, ao observar esse desafio de um ponto alto, verás que ele perde relevância, pois de um ponto alto esse desafio ao ser visto de uma perspectiva mais macro perde relevância quando enquadrado nessa Grande Visão.

Por outro lado, se estiveres muito excitado por teres conseguido uma grande vitória, ao observares essa vitória de um ponto alto verás que também ela perde relevância o que te faz alterar de um estado de excitação para um estado de uma espécie de felicidade serena acompanhada de uma maior dose de humildade.

Estando num estado de maior tranquilidade e vendo a questão de uma perspectiva muito mais macro, consegues então ver melhor soluções para desafios e/ou novas oportunidades.

Neste episódio demos como exemplo um dos maiores aumentos de negócio da história, portanto se queres aumentar o negócio o nosso convite é que vás com regularidade para um Ponto Alto.

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti.

Neste episódio fizemos referência também a conteúdo que partilhámos contigo em episódios anteriores. Para acederes a eles basta clicares em cima dos seus nomes na lista abaixo:

Episódio #1 – Porquê o Podcast Liberdade A Dois

Episódio #4 – A Única Coisa Que Necessitas Para Um Ano Épico

Episódio #12 – André Novais de Paula – A Importância do Marketing Para Os Empreendedores

Episódio #19 – O Ingrediente Secreto e Imprescindível para a Tua Liberdade

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade  

Share This