Neste décimo segundo episódio do Podcast Liberdade a Dois conversámos com o André Novais de Paula sobre a importância do marketing para os empreendedores e muito mais. São quase duas horas de conteúdo incrível que agora te convidamos a ouvir.

André Novais de Paula é formado em Marketing e Publicidade pelo IADE, com especialização em Marketing. É o responsável de Estratégia Criativa na Directimedia, uma agência de Marketing Relacional e Digital.

Tem desenvolvido a sua actividade dentro do Marketing Relacional e Digital com ênfase em campanhas integradas de Cross-Media. Desde sempre se sentiu fascinado pela Internet e pelos meios digitais como veículo de comunicação, razão pela qual decidiu desenvolver a sua carreira nesta área.

Actualmente, é formador do Atelier Digital da Google.

É responsável pelo módulo de Meios Digitais na Pós-Graduação em Marketing Digital no IPAM.

É responsável pela unidade curricular de Marketing Digital I e II do MBA para Executivos e Mestrado de Marketing da Escola de Estudos Avançados da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É responsável pelo módulo de Suporte ao Cliente e Fundamentos de Redes Sociais na Pós-Graduação de Gestão de Negócios Online do Politécnico de Leiria

É formador na Lisbon Digital School, da Academia APAMM e do Instituto CRIAP.

O André Novais de Paula é também co-autor do livro «Marketing Digital para Empresas»

É orador habitual em conferências nacionais, colaborando ainda com diversas entidades de formação sobre a temática de Marketing Relacional e Digital.

No plano associativo, ocupa o cargo de Director na APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa.

O André Novais de Paula é autor do Podcast Entrevistas com Marketing Gurus, um dos podcasts da categoria de Marketing mais ouvidos em Portugal onde entrevista profissionais de referencia na área do Marketing.

Com um currículo destes acreditamos que podemos afirmar que conversámos com uma das referências do Marketing em Portugal e aproveitámos essa conversa para abordar vários temas que acreditamos serem de elevado valor para a ti, nomeadamente:

– Como e porquê um distinto executivo e professor universitário, adepto do perfeccionismo decide fazer umas entrevistas a cru e sem qualquer edição em locais públicos com os maiores especialistas da sua área, mostrando como tu também podes começar já com o que sabes e tens agora.

– A Importância do Marketing para empreendedores e o mais aconselhável e fundamental fazer para o sucesso do negócio.

– A Importância do Marketing para pequenas e médias empresas.

– Como o Marketing pode ajudar empreendedores e empresários nesta época em que muitas empresas e empreendedores precisam adaptar-se e trabalhar em casa.

– Exemplos de negócios que souberam adaptar-se rápidamente à situação atual e mudaram muito rápido, posicionando-se.

– A diferença entre Marketing e Marketing Digital e os perigos de esquecer o Marketing para trabalhar apenas o Digital.

O Marketing Digital está tão em voga que cada vez há mais empresas quem têm o Departamento de Marketing e o Departamento de Marketing Digital.

Há quem defenda que isto só prova a extrema importância que o Marketing tem nos dias de hoje.

Nós, tal como o André Novais de Paula, achamos que isto só prova que essas pessoas…

Não percebem muito de Marketing. 😉

Investir em Marketing Digital tende a ser um excelente negócio quando suportado por uma boa estratégia de Marketing.

Investir em Marketing Digital sem ser suportado por uma boa estratégia de Marketing, continua a ser um excelente negócio. Não é para ti, mas o Google, o Facebook, as empresas que vendem ferramentas e cursos de Marketing Digital agradecem. 😉

Algo que também queremos deixar bem claro para ti é que neste momento a tua empresa está a perder oportunidades, mas talvez pior do que isso seja o facto de tu estares a perder oportunidades.

Duas coisas que corroem muito as empresas são uma estrutura pesada e a resistência à mudança.

Estruturas pesadas e resistência à mudança resultam em pouca flexibilidade e uma empresa pouco flexível abre janelas de oportunidades para aqueles que conseguem ver formas de resolver as dores provocadas quando uma empresa está a ser pouco flexível.

No momento que estás a ler isto, alguém na tua empresa (talvez tu próprio), está a ver que nessa empresa, ou numa empresa concorrente, ou num fornecedor, etc. existe um nicho de mercado que não está a ser bem trabalhado e que poderia ser aproveitado de outra forma.

Alguém que tem um espírito empreendedor, estará neste momento a pensar que há aqui uma oportunidade, está a pensar que se criar uma empresa para resolver a dor que a pouca eficácia entregue naquela questão em particular, terá boas probabilidades de ganhar aquele nicho de mercado, uma vez que como a empresa actual é tão lenta e/ou avessa à mudança, não irá ter ginástica, nem velocidade para conseguir proteger o seu mercado e portanto alguém na tua empresa está a ver um oásis perfeito para si.

Queres um exemplo?

Jeff Bezos, considerado o homem mais rico do mundo, tinha um emprego seguro e extremamente bem pago no Banco de Investimento de Wall Street, o D.E. Shaw & Co.

Certo dia ao analisar um relatório de tendências, verificou que a Internet estava naquele momento com uma taxa de crescimento anual de 2.300% ao ano.

O ‘Jef Bezos Funcionário’ viu que estava aqui uma oportunidade sem precedentes, pelo que era fulcral para sua empresa pesquisar empresas que estivessem a desenvolver negócios tendo por base a internet, pois ao investir em empresas que estivessem a desenvolver negócios interessantes baseados na Internet iriam gerar retornos financeiros fantásticos ao Banco de Investimento para o qual ele trabalhava.

Mas o ‘Jef Bezos Empreendedor’ teve a ideia de fundar uma livraria on-line com milhões de títulos, algo que porque questões de espaço nunca seria possível existir no mundo físico.

A grande questão foi, será que faz sentido cometer a loucura de abandonar um cargo de topo numa empresa de prestígio para ir experimentar uma ideia?

Mas a a ideia estava baseada nos estudos de análise que o ‘Jef Bezos Funcionário teve acesso. A oportunidade estava lá e bem identificada, a decisão não era se ele deveria aproveitar a oportunidade da Internet, a decisão era se ele iria aproveitar a oportunidade da Internet para entregar resultados para a empresa onde trabalhava, ou se ia aproveitar a oportunidade da Internet para criar uma empresa sua.

Um pormenor interessante desta história é que o Jef Bezos contou a sua ideia a um dos seus chefes, o qual muito admirava e este levou-o para uma longa caminhada no Central Park e após ouvi-lo atentamente disse-lhe que lhe parecia uma excelente ideia, sendo que seria ainda melhor para uma pessoa que não tivesse um emprego tão bom quanto o dele.

A resposta fez todo o sentido para ele, afinal de contas estava a arriscar um excelente emprego que lhe dava dinheiro, segurança, prestígio, etc. por uma ideia, uma oportunidade e isso convenceu-o a pensar sobre o assunto por 48 horas antes de tomar uma decisão.

Jef Bezos indica que foi uma escolha extremamente difícil, mas decidiu que tinha de tentar, pois acreditou que não se iria arrepender de tentar algo mesmo que falhasse, mas seria assombrado pela decisão caso não tentasse abrir a própria empresa.

Jeff Bezos optou pelo caminho menos seguro para agarrar a oportunidade que viu graças à posição privilegiada que tinha no seu emprego e seguiu a sua paixão.

A reflexão que te convidamos a fazer é quantas oportunidades tens deixado passar?

Vais continuar a olhar para os erros da tua empresa, da concorrência, dos fornecedores, etc., numa perspectiva de crítica, ou numa perspectiva de que talvez num desses problemas esteja a tua oportunidade, talvez até a tua Amazon?

Perguntamos ao André Novais de Paula que importância é que o Marketing tem para um empreendedor.

A resposta foi clara e taxativa:

– Toda!

– Normalmente o empreendedor, sobretudo aquele ao qual nos Estados Unidos é apelidado de solopreneur, tem um talento ou uma ideia e tende a desenvolver esse talento ou essa ideia esquecendo-se que o seu negócio só é negócio se esse talento ou essa ideia for vendida a clientes e tendem a deixar o Marketing um pouco de lado.

– E as vendas ainda mais! – Respondeu a Sónia.

– Mas não é só o Marketing. É uma coisa que eu acho é que um problema para os empreendedores e que deveria haver uma Academia para Empreendedores para definir quais é que deveriam ser e quais é que não deveriam ser empreendedores, porque eu acho que é uma óptima escolha de vida, mas definitivamente não é para todas as pessoas.

Por exemplo, a pessoa acha que lá porque cozinha muito bem e os amigos todos adoram, então deveria abrir um restaurante. É a pior ideia do mundo, porque ele sabe cozinhar mas não sabe gerir um restaurante e são coisas completamente diferentes.

Obviamente que a parte da cozinha faz parte do restaurante, mas é só uma pequena percentagem da razão do sucesso. Claro que se o cozinheiro não for bom as chances são nulas, mas há imensas maneiras de um restaurante falhar sem ser por ter comida má.

Eu conheço pessoas que são fantásticas na sua actividade e resolveram ter o seu próprio negócio, mas que nunca o deveriam ter feito, ou então só deveriam ter o seu próprio negócio se tivessem ido para uma Academia de Empreendedores aprender todas as coisas para as quais eles não são dotados, para assim poderem fazer os ‘mínimos olímpicos’ até chegarem a um patamar em que podem começar a contratar pessoas para fazerem essas áreas que eles não sabem.

Nomeadamente em vendas são os piores do mundo normalmente.

É engraçado que muitas vezes vêem-se parcerias entre alguém que é muito bom a vender e alguém que é muito bom a fazer o que quer que seja que eles estão a vender e depois quando um dia se zangam e se separam quem vai ter sucesso é a pessoa que é boa a vender, pois vai arranjar outra coisa qualquer para vender e o que sabia fazer a coisa deixa de ter alguém que sabe vender e aquilo fica nas ruas da amargura.

Isto acontece porque não têm coragem de dizer os valores reais, porque não conseguem negociar, porque têm medo de dizer o preço e acabam por dar valores abaixo do que deveriam ser e se fizessem as contas como deve de ser (porque a maioria também não as sabe fazer) iriam descobrir que estão a pagar para trabalhar na maior parte dos casos.

Porque não percebem nada de Marketing e não têm capacidade de pagar a alguém e acham que isso não faz parte das suas funções e faz parte das suas funções!

– Ainda na questão do empreendedor (solopreneur), porque ele tem de fazer tudo minimamente bem, ou então têm de ter um orçamento para isso e contratar as pessoas certas, mas para aquelas pessoas que estão mesmo a começar, o que é que não pode mesmo faltar?

[Artigo Relacionado: Aumentar o negócio – Ser Empresário ou Empreendedor?]

O que é que não pode mesmo faltar em termos de marketing? O que é que é o essencial?

– Estratégia, estratégia, estratégia. Se não há estratégia é difícil…

E atenção, são muitas vezes negócios pequenos, fomentados pela própria pessoa. É verdade que ela tem as ideias dentro da cabeça dela, mas nós sabemos que é diferente se organizarmos as ideias, se tivermos um fluxo condutor, portanto uma estratégia…

Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este episódio que criamos com muito carinho para ti.

São quase duas horas de conteúdo fantástico com exemplos específicos para quem quer montar um evento, pessoas que têm dificuldade em vender, Instrutores de Fitness, Consultores Imobiliários, Coaches, Massagistas, Terapeutas, Pequeno Comércio e até Grandes Empresas.

Em cada episódio, vamos trazer-te as melhores dicas, estratégias e recursos, para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.

Subscreve o podcast para ouvires em primeira mão os novos episódios.

Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma pois isso é muito importante para nós. Obrigado.

Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o teu estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.

Se conheceres alguém que acredites que lhe vai fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.

Sabe mais sobre o André Novais de Paula em:

Site: [ Link ]

Facebook: [ Link ]

Linkedin: [ Link ]

Twitter: [ Link ]

Instagram: [ Link ]

Pinterest: [ Link ]

YouTube: [ Link ]

Podes ouvir todos os episódios aqui ou:

No Castbox: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Spotify: [ Link ]

Ou em qualquer plataforma de podcast.

Segue-nos nas redes Sociais em:

Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

António – Linkedin [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]

Podcast Liberdade a Dois – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ]

Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!

Sónia & António

Musica de Genérico – Elevation de Joseph McDade  

Share This