Neste episódio do Podcast Liberdade a Dois, estivemos à conversa com a empresária Ana Paula Cecília, fundadora da empresa Ultraprint e diretora da revista Intergráficas. Ana Cecília falou-nos sobre pessoas e viagens que enriquecem a nossa vida, sobre Realidade Aumentada e muito mais estruturas de sucesso.
Ana Paula Cecília inspirou-nos com a sua história, o seu percurso. E mostrou-nos como é possível uma mulher vingar e ter muito sucesso num mundo tão masculino como o da industruia gráfica.
Ana Paula acredita que tudo começou muito cedo e que foi influenciada pela liberdade e felicidade que viveu durante a sua infância passada no campo, onde cresceu rodeada de amor e carinho.
A paixão de Ana Paula Cecília pela escrita e pela leitura
Desde muito cedo que Ana Paula Cecília fascinou-se pela escrita e leitura e essa paixão de infância veio marcar o seu percurso.
Ainda em saber muito bem como integrar estas duas paixões na sua vida, foi eliminando áreas que poderia ter seguido. Até ter concluído que a comunicação batia mais forte no seu coração e fazia sentido no seu percurso.
Foi por isso que passou pela rádio onde além da área jornalística ainda fez locução num programa da tarde na rádio em Dornes. Foi também nestes tempos de rádio que decidiu estudar comunicação social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Ana Paula Cecília trabalhou em editoras nacionais, em revistas de banca, jornais, edição de suplementos, foi freelancer e assinou muitos artigos em revistas femininas…
Até que um dia decidiu lançar um projecto editorial na área da impressão e comunicação, tendo criado assim, uma empresa e um título que fazem a diferença neste mercado até hoje.
Assim nasceu uma empreendedora e uma empresária e…
Nasceu a Intergráficas, um filho para Ana Paula Cecília
Em 1997 nasceu A revista Intergráficas a partir da sua vontade de dar vida a um projecto inovador e diferente do que já existia no mercado e por isso apostou também dar destaque ao layout e design gráfico da revista, que ficou a cargo de Vasco Ferreira, que “desenhou” a famosa revista “Volta ao Mundo”.
A revista Intergráficas, conquistou assim o mercado de forma imediata.
Ao longo dos anos esta publicação especializada, tornou-se referência a nível nacional e mesmo internacional e depois, foram surgindo também outros projectos editoriais e eventos.
Nos últimos anos Ana Paula Cecília criou o Printalks, um evento de dois dias que reúne os maiores players da área de impressão e comunicação para debater temas de relevo e impacto para as empresas e profissionais da área.
Ao portfólio de produtos e serviços oferecidos pela Ultraprint, a sua empresa, Ana Cecília juntou muitas outras valências, escolhendo sempre manter uma relação de proximidade com os clientes e indo assim de encontro à reais necessidades do seu mercado.
[Artigo Relacionado:
Aumentar o Negócio – Ser Empresário ou Empreendedor?]
Ana Paula Cecília e os projetos de Realidade Aumenta
Actualmente a Ultraprint dá vida a diversos projetos, como:
- Realidade aumentada em catálogos
- Projectos de produção de livros
- Realização de eventos
- Design gráfico
- Criação de sites
- Gestão e manutenção de redes sociais
- Produção de videos
- Etc.
No meio de toda esta actividade, Ana Cecília sabia a importância de se manter atualizada e até à frente do seu tempo para se manter no mercado no lugar de destaque que já havia conquistado.
É por isso que Ana Cecília gosta de se dedicar a este tipo de projetos como a realidade Aumentada.
A importância da Formação
Por isso, frequentou cursos de escrita criativa, de produção gráfica, de vendas, de criação, de embalagem…
E, como costuma dizer, “fazer o que gosta trouxe-lhe ainda a imensa sorte de ter viajado a trabalho um pouco por todo o mundo e de ter conhecido sítios incríveis onde nunca teria estado, não fosse as centenas de conferências de imprensa, feiras, apresentações e lançamentos de produtos em que paticipou por esse mundo fora.
Em 2020, por causa da pandemia, Ana Cecilia viu muitos dos seus projetos serem adiados, mas Ana nunca baixa os braços e acaba por transformar os seus desafios em mais sucesso, dizendo que assim ganhou tempo para preparar ainda melhor cada um dos seus projectos.
Como as viagens influenciam o sucesso
Viajar trouxe-lhe uma visão muito diferente do mundo, expandiu os seus horizontes e diz ter começado a relativizar a sua própria existência.
Porque quando saimos percebemos que o mundo está cheio de gente e que todos até os mais próximos e que mais amamos podem refazer a sua vida sem nós se desaparecermos amanhã, então só somos importantes para nós mesmos.
Quando nos apercebemos da nossa insignificância relativizamos mais as coisas, estamos mais descontraídos e percebemos que não podemos dar tanta importância aos nossos problemas ou mesmo à nossa existência e passamos a fazer o melhor possível, sem pensar ou julgar tanto tudo o que fazemos.
E quando não sabemos, ter a titude de procurar quem sabe mais do que n´so e nos pode ensinar ou ajudar. Viajar permite-nos conhecer mais pessoas, mais formas diferente de fazer as coisas e faz-nos crescer.
A maior parte do que a Ana faz hoje, aprende lá fora, durante as suas viagens e depois aproveita também os conhecimentos que adquiriu ao longo das suas viagens para ajudar outras pessoas a crescer também.
Ajudar os outros, abre portas, por isso não é bom guardarmos tudo para nós mesmos, porque há tantas ideias, que não podemos transformar todas em projetos.
Quando damos algumas dessas ideias a alguém ajudamos mais uma pessoa a crescer e outras portas acabam por se abrir para nós.
Então, a Ana Cecília acredita que muito do seu crescimento e sucesso vem do tanto que ela mesma dá e contribui sem esperar nada em troca, porque acaba por receber sempre muito.
Quando conhecemos pessoas e partilhamos ideias, enriquecemos a vida, porque…
Nós somos apenas uma pedrinha, uma areiazinha num mundo coinstruído com grandes rochas, com grandes pedras.
Se olharmos para o simplismo português, encontramos pessoas que vieram do nada e construiram grandes impérios em que são referência nacional e internacional e isso é muito bom.
Eu adoro conhecer a história de vida das pessoas e de aprender com a histórias das pessoas.
Ana Paula Cecília
Este é um episódio que tem tanto de grande como de grandioso. Repleto de insights e estruturas de sucesso e liberdade.
Clica no play no início deste artigo e aproveita ao máximo este episódio que fizemos com muito carinho para ti, junto com a Ana Paula Cecília. Conversámos com Ana Cecília sobre várias estruturas de sucesso e Realidade Aumentada.
Em cada episódio, trazemos-te as melhores dicas, estratégias e recursos. Para que possas tomar decisões mais inspiradas para a tua vida e começar ou continuar a criar a tua própria liberdade.
Subscreve o podcast na tua plataforma favorita para ouvires em primeira mão os novos episódios.
Deixa-nos a tua avaliação do podcast e o teu cometário na plataforma, pois isso é muito importante para nós.
Quando estiveres no GRUPO LIBERDADE A DOIS diz à nossa comunidade qual é o estilo de vida que queres desenhar e como todos nós te podemos ajudar.
Se conheceres alguém que acredites que lhe vá fazer bem ler este artigo ou ouvir o podcast, por favor partilha.
Podes ouvir todos os episódios aqui ou:
No Spotify: [ Link ] | Apple Podcasts: [ Link ] | Castbox: [ Link ]
Ou em qualquer plataforma de podcast.
Segue-nos nas redes Sociais em:
Sónia – Instagram: [ Link ] | Facebook: [ Link ] | Site: [ Link ]
António – TikTok: [Link] | Linkedin [ Link ] | Twitter: [Link] | Facebook: [ Link ] | Instagram: [Link] | Site: [ Link ]
Acompanha a Ana Paula Cecília em:
Instagram: [ Link ]
Desenha o teu estilo de vida, compromete-te com os teus sonhos e agarra a tua Liberdade!
Sónia & António
Comentários recentes